terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Trilogia do Patrimônio Histórico/Cultural de MS é relançada

A segunda edição da Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-mato-grossense, de autoria do arquiteto e urbanista Rubens Moraes da Costa Marques, será lançada pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O lançamento será no dia 25 de fevereiro, às 19h30, no Armazém Cultural (Esplanada da Ferrovia, Av. Calógeras, s/n, em frente à entrada da Feira Central), em evento que conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

O diferencial dessa edição, publicada pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é a contextualização do patrimônio cultural do Estado desde o levantamento de 2001, com a situação atual das edificações e apresentação de bons exemplos de restauro e revitalização e maus exemplos de demolição de edificações antigas. O formato da segunda edição também foi alterado, com os três tomos incorporados em um único volume de 500 páginas.
.

A primeira edição da Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural foi lançada em 2001 por meio de Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de MS, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Marinha, Exército, Enersul e Prefeitura das Cidades de Aquidauana, Anastácio, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Ladário, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho e o Forte de Coimbra. O livro traz um levantamento pioneiro do patrimônio cultural arquitetônico do Estado de Mato Grosso do Sul, e apresenta as edificações antigas com breve histórico, leitura estética, materiais construtivos empregados, plantas baixas e fachadas dos mais significativos ícones construídos à época no sul de Mato Grosso. É a história da construção civil do oeste brasileiro. Cada cidade é apresentada segundo um roteiro de visitação com vistas ao turismo cultural.

Desde 2001, a Trilogia foi lançada em todas as cidades pesquisadas e doada a instituições educacionais, históricas e culturais. Também foi lançada no Congresso Brasileiro de Arquitetura, no Rio de Janeiro (2003), e no Sesc Ipiranga, em São Paulo (2003). É uma obra de referência nas faculdades de arquitetura e urbanismo, arte, história, jornalismo e turismo. Tem sido fonte para projetos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, e inspirou, entre outras obras, o Relatório Anual da Enersul (2002) e o livro Elementos Iconográficos de Mato Grosso do Sul, do Governo de MS em parceria com o Sebrae.

Rubens da Costa Marques é arquiteto e urbanista, com mestrado em Meio-Ambiente e Desenvolvimento Local pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Seu interesse pela pesquisa acerca do patrimônio histórico-arquitetônico começou logo no início da graduação, levando-o a percorrer as mais antigas cidades sul-mato-grossenses e produzir seu primeiro projeto de registro inventarial, o Forte de Coimbra, importante edificação colonial brasileira situada no pantanal corumbaense. Ali surgia o embrião da Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-mato-grossense, considerada no meio acadêmico e cultural do Estado um marco na valorização da memória e da ocupação territorial do oeste brasileiro.

Na noite do lançamento, o livro será viabilizado a R$ 50,00, e estará disponível nas livrarias em seguida, por R$ 100,00.

Nenhum comentário: