quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Centro Cultural oferece Curso de Dança Criativa

Centro Cultural oferece Curso de Dança Criativa

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para o Curso de Dança Criativa, direcionada a pessoas a partir dos 16 anos. As aulas começam no dia 22 de fevereiro e continuarão nas quartas e sextas-feiras das 18h30 às 20h, ministradas pela terapeuta ocupacional, bailarina e professora de dança Franciella Cavalheri.

A oficina tem por objetivo a desmistificação da dança por uma prática cada vez mais contemplada no cenário nacional e internacional. Um trabalho com visão mais holística vem gerando uma gama de opções e resultados surpreendentes, que vêm questionar a real função da arte da dança para quem pratica e quem assiste.

"Os movimentos passados através da dança têm a capacidade de expressar não apenas beleza, mas nossos medos, anseios, raiva, angústias, dor, onde os nossos estados de espírito afloram com a mesma intensidade com que tentamos reprimi-los, ou que talvez, tentamos fingir que não existem. A técnica torna-se diferenciada por favorecer a visão do espelho interior, do eu de cada um. Os variados estímulos dados pelo facilitador, permitem que o indivíduo, aos poucos, vá se desprendendo do mundo externo e encontre, dentro de si, uma real motivação, havendo a aceitação, o crescimento, a quebra de barreiras, encontrando a superação", comenta Franciella.

No que diz respeito ao processo, a técnica envolve palavras motivadoras, músicas, percussão, silêncio, cores, materiais artísticos (folhas, tecidos, água), dentre tantos outros, todos apontando o caminho cujas respostas se traduzem em forma e movimento, influenciando o indivíduo a dar-se conta de que seu corpo é um verdadeiro instrumento de linguagem.

Franciella Cavalheri é terapeuta ocupacional, além de terapeuta corporal, bailarina e professora de dança. Há 15 anos, estuda as mais variadas modalidades de dança e expressão corporal, focalizadora de danças circulares sagradas, terapeuta ocupacional e corporal, atua na área da saúde. É ex-participante do Grupo Cenamania de teatro, do Grupo Funk-se de Street-dance e Grupo de dança Arara Azul da Universidade Católica Dom Bosco. Em 2006, como professora de dança, atuou na CEDEG/Apae de Campo Grande. Sob a orientação e parceria com a criadora da Dançamovimentoterapia e bailarina argentina María Fux, vem-se realizando trabalhos conclusivos no Centro Internacional de Dançaterapia – Núcleo São Paulo com o dançaterapeuta, discípulo de Fux, Pio Campo. E atua desde 2005 no Ofurô Clínica e Spa Urbano como terapeuta ocupacional e corporal, focalizadora das Danças Circulares dos Povos e professora de dança Contemporânea e Criativa, além de engajar-se em trabalhos pela humanização da dança com projetos em todos os setores sociais.

As vagas são limitadas e a mensalidade tem o valor de R$ 65,00. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 13h às 18h ou no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br/centrocultural

Nenhum comentário: