sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Marco oferece Oficina de Origami Kusudama

O Museu de Arte Contemporânea oferece, hoje(22) e amanha(23), das 14h30 às 17h30, a Oficina de Kusudama - a arte do origami (módulo Sonobe), com o origamista Alexandre Dias.

Os Kusudamas são bolas decorativas com feixes de fios coloridos dependurados sob elas, confeccionados a partir da junção de módulos dobrados em papel (origami modular) e encaixados para formar uma bola, que, depois de pronta, é pendurada por um fio de seda colorido com variações de acabamento como tiras coloridas de papel, feixes de linhas de seda e também contas coloridas de acrílico ou sintéticas. Literalmente o nome Kusudama significa "bola de remédio" (Kusu ? remédio, Dama ? bola) e originalmente era usado para afastar o mal e garantir a saúde das crianças, como se costumava empregar na China. Os feixes abaixo do Kusudama simbolicamente serviam para distribuir e espalhar a energia de cura da esfera. No Japão era de costume pendurar saquinhos contendo ervas medicinais sobre as cabeceiras das camas dos enfermos, e, com o tempo, esses saquinhos começaram a ser ornamentados e perfumados, funcionando com aromatizadores decorativos..

"A função e as formas se transformaram e atualmente os Kusudamas são utilizados como uma espécie de móbile para enfeitar ambientes. Também são associados no Japão a eventos comemorativos como o internacionalmente conhecido Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), celebrado anualmente no mês de julho", comentou Alexandre Dias.

Existem modelos de Kusudama que vão desde os mais simples (com seis módulos) aos mais complexos (com até 60 módulos) que são encaixados, costurados ou mesmo colados para formar fascinantes bolas decorativas, e, dependendo do seu formato, podem comportar um saquinho de sache dentro delas exercendo uma de suas funções originais.

As aulas serão práticas, seguidas de informações básicas sobre a arte do origami e confecção do Kusudama módulo Sonobe. "Exercícios com origami podem ajudar a desenvolver no aluno a concentração, a criatividade e a coordenação motora para a obtenção de resultados artísticos com o papel. As formas delicadas e a combinação de cores utilizadas nos Kusudamas fazem deles elementos sofisticados na arte do origami, trazendo beleza e harmonia para os ambientes onde são colocados", explica Alexandre.

O Marco é unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e fica na Rua Antônio Maria Coelho, número 6000, no Parque das Nações Indígenas. Mais informações pelo telefone 3326-7449 (das 12 às 18h) ou acessando www.marcovirtual.com..br

Nenhum comentário: