quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Livro sobre construções históricas abre calendário cultural

O prédio que já abrigou as instalações da Rede Ferroviária, no centro da Capital, recebeu no dia(25) o relançamento da Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-Mato-Grossense. A escolha do Armazém Cultural para realizar o evento pareceu sob medida para combinar com a publicação: um levantamento pioneiro do patrimônio cultural arquitetônico do Estado de Mato Grosso do Sul.


Essa segunda edição da Trilogia está sendo lançada pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura/MS, com apoio da Prefeitura de Campo Grande. Diferente da edição inicial, de 2001, a trilogia sai agora encadernada em um só volume, embora com o conteúdo dividido em três partes.


Mas o principal diferencial está nas informações: o novo livro traz a contextualização dos edifícios desde a primeira edição. O autor, o arquiteto e urbanista Rubens Moraes da Costa Marques, contou, satisfeito, que houve diversas restaurações e ações de revitalização em prédios que estavam em ruínas.


O governador André Puccinelli e o prefeito Nelson Trad Filho receberam exemplares autografados das mãos do autor. "É um instrumento importante para manter acesa a memória-sul-mato-grossense", disse o governador, lembrando que o registro é um exemplo para atrair os olhos do Brasil para essa região.

Para o prefeito Nelsinho, as ricas histórias sobre a Capital fazem o leitor entender a importância cultural da cidade.

A trilogia mostra um levantamento das edificações, com informações históricas que retratam um período da construção civil no oeste brasileiro. A peça é exibida como um roteiro de visitação e serve de convite ao turismo.

A primeira edição foi lançada em 2001 por meio de Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Marinha, Exército, Enersul e prefeituras municipais de Aquidauana, Anastácio, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Ladário, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho e o Forte de Coimbra.

O livro apresenta as edificações antigas com breve histórico, leitura estética, materiais construtivos empregados, plantas baixas e fachadas dos mais significativos ícones construídos à época no sul de Mato Grosso. A publicação tem 500 páginas e será vendida ao preço de R$ 100,00 nas livrarias.

Nenhum comentário: