sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Oficina de Iniciação Teatral terá duração de dez meses

A professora Fátima Cunha ministrará, de fevereiro a dezembro/2008, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, Oficina de Iniciação Teatral, com o objetivo de, por meio da linguagem teatral, sensibilizar e desenvolver no público alvo – adolescentes, adultos e terceira idade - o interesse e a valorização das artes, despertando o senso crítico e incentivando a convivência em grupo, estruturada sobre os alicerces da harmonia e do respeito.


As aulas terão a duração de 10 meses (de fev a dez de 2008), em aulas semanais com duração de 3 horas cada, (sábado das 14:30 às 17:30 h.), para no máximo 25 alunos.

Serão desenvolvidas atividades de potencialização de conhecimentos (brincadeiras, exercícios e jogos teatrais) e habilidades (integração, concentração, criatividade, raciocínio e responsabilidade) de jovens atores.


O valor mensal será de R$ 100,00 (CEM REAIS).




CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:



· DESINIBIÇÃO – Desenvolvimento de atividades dramáticas de relacionamento social, através de jogos de integração em grupo.

· DICÇÃO – Aperfeiçoamento da expressão vocal, projeção de voz, pronúncia e pausa através de exercícios específicos.

· RELAXAMENTO – Desenvolvimento da coordenação respiratória, concentração e controle da respiração, aumento da capacidade respiratória através de exercícios com música e textos específicos.

· EXPRESSÃO FACIAL – Aprimoramento de expressões através de exercícios faciais.

· EXPRESSÃO CORPORAL – Desenvolvimento de ritmos, movimento e consciência corporal, através de técnicas e exercícios com música.

· INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TEÓRICO – Construção de personagens, improviso, observação de espaço, postura de cada personagem.

· INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PRÁTICO – Desenvolvimento de exercícios que compreendem a atitude, o jogo fisionômico e o gesto. Reprodução espontânea de todos os movimentos visíveis pelos quais se manifestam as emoções e sentimentos humanos, a partir de um conto, uma lenda, um poema.

· APRESENTAÇÃO – Aplicação das técnicas dominadas através de um espetáculo escolhido pelos alunos.


A professora Fátima Cunha é natural de Curitiba/PR, formada em Letras Português/Inglês, com PÓS-GRADUAÇÃO "LATO SENSU" em ARTE EDUCAÇÃO (Estética, História das Artes, Metodologia de Pesquisa em Artes, Artes Visuais, Dança, Teatro, Organização do Trabalho Pedagógico em Artes, Paradigmas do Ensino das Artes, Projetos Integrados em Artes e Semiótica das Artes).

É ADMINISTRADORA TEATRAL, PROFESSORA DE ARTES CÊNICAS E DE OFICINAS (OFICINEIRA). ESCREVEU E DIRIGI PEÇAS TEATRAIS.

Nenhum comentário: