terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Samba é tema do Cine Brasil de hoje até sexta-feira

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe, a partir de hoje(26) até sexta-feira, a programação de fevereiro do "Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro" , projeto que disponibiliza filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecem no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em duas sessões: ao 12;30hrs e às 18;30hrs. Neste mês, o tema é o samba, com filmes que retratam personagens da história desse gênero musical, em documentários e ficções.

Hoje (26), serão exibidos dois filmes. "Polêmica" (RJ/1998/cor/21'/ficção/14 anos) é misto de musical, chanchada mediúnica e documentário, onde uma dupla de vagabundos recebe os santos Noel Rosa e Wilson Batista. Incorporados e a solta no carnaval carioca, eles revivem a famosa e polêmica rivalidade dos anos 30, que inspirou sambas antológicos como "Palpite Infeliz", "Rapaz Folgado" e "Feitiço da Vida". Com direção e roteiro de André Luiz Sampaio. Já "Do dia em que Macunaíma e Gilberto Freyre visitaram o Terreiro da Tia Ciata e mudaram o Rumo da História" (SP/1997/cor/20'/ficção/14 anos) apresenta uma história ficcional do nascimento do samba. Com direção e roteiro de Sérgio Zeigler e Vítor Ângelo, o elenco conta com Zezé Mota, Pascoal da Conceição, Léo Medeiros e Zezeh Barbosa.



Na quarta-feira (27), a sessão começa com "Operação Morengueira" (RJ/2005/cor/16'/ficção/14 anos), que relata história em que, após a invasão da Lapa por um bando de terroristas, boêmio incauto tem uma visão de Kid Morengueira e recebe do velho malandro a missão de acabar com a xavecagem no bairro boêmio. Bang-Bang inspirado nos sambas de breque de Moreira da Silva e Miguel Gustavo, o filme tem direção de Chico Serra. Em seguida, será exibido "Com que Roupa?" (RJ/1994/PB/18'/Ficção/14 anos), dirigido por Ricardo van Steen, é inspirado na vida de um compositor. Entre brigas de bar, más notícias sobre sua saúde e desencontros com a namorada, Noel Rosa compôs o samba "Com que Roupa?".



Na quinta-feira (28), em destaque "O Catedrático do Samba" (SP/1999/cor/23'/documentário/livre), documentário que traça o perfil do cantor e compositor paulistano Germano Mathias, traçado em estilo solto e malandro como o do sambista. Ao longo do filme, ele vai lembrando o início de sua carreira, com os engraxates na Praça da Sé.



Na sexta-feira (29), será exibido o filme "Samba Riachão" (BA/2001/cor/86'- documentário/livre), em que o diretor Jorge Alfredo usa como pano de fundo a trajetória de Clementino Rodrigues, o popular sambista baiano Riachão, de 80 anos de idade, para contar a importância do samba para o povo brasileiro. O filme apresenta também um panorama do samba na Bahia, onde Riachão viveu mais de seis décadas influenciando gente como Caetano Veloso e Tom Zé. Samba Riachão venceu o prêmio de melhor filme no 34° Festival de Brasília na escolha do público e júri. O elenco conta com personalidades como Dorival Caymmi, Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Armandinho, Carlinhos Brown, Bule Bule, Tuzé de Abreu, Clarindo Silva, Cid Teixeira, Antonio Risério, Riachão, Eduardo Saphira, França Teixeira, Guido Guerra, José Jorge Randam, Manoel Canário, Oscar Santana e Perfilino Neto.

Serviço;

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de agosto, 453. Mais informações pelo telefone 3317-1792, de terça a sábado das 8hrs às 22hrs e domingo das 8hrs às 13hrs

Nenhum comentário: