sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Cinemarco e Cinemoreninhas terão sessão de cinema no domingo

Neste domingo (2/3), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promove mais uma sessão de cinema no Cinemarco e no Cine Moreninhas, os mais novos pontos de difusão audiovisual de Campo Grande. No Cinemarco, localizado no Museu de Arte Contemporânea de MS (Marco), a exibição será às 15 horas, e no Cine Moreninhas, localizado no Centro Comunitário das Moreninhas I e II, a sessão é às 18h30. A entrada é gratuita.

O CineMarco vai exibir o filme "Terra Estrangeira", dirigido por Daniela Thomas e Walter Salles, o mesmo diretor de Central do Brasil. Terra Estrangeira conta a historia de Paco, um jovem estudante paulista que vê com o confisco do dinheiro do governo Collor e a morte de sua mãe o fim do sonho de ser ator. Decide sair do país e, para isso, aceita levar um objeto contrabandeado para Lisboa. Lá conhece Alex (Fernanda Torres) e se envolve numa trama policial surpreendente e apaixonante. O filme foi premiado nos festivais de Sundance, Paris, Bergamo, Bruges, Rotterdam, Londres, San Francisco e San Sebastian.

Já o Cine Moreninhas vai apresentar quatro filmes de curta-metragem infantis, em uma seleção na verdade capaz de agradar qualquer idade. São histórias que vêm do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, cada uma com seu sotaque e suas particularidades culturais. "Maré Capoeira" é narrado pelo garoto Maré, começando com uma roda de capoeira que se torna o centro da narrativa. O curta mistura a história da família de Maré, uma linhagem de capoeiristas, e sua amizade com a menina Tatuí, que também participa da roda, com preciosas informações sobre a origem e a história da capoeira no Brasil. "Caçadores de Saci" brinca com a lenda brasileira do Saci Pererê, em uma divertida história que se passa no interior de Minas Gerais. O saci, ou melhor, cinco deles, infernizam a vida da família de um pequeno lugarejo na roça, fazendo o feijão queimar, o milho da pipoca não estourar, o café ficar salgado... A família resolve contratar um famoso caçador de sacis e todos partem, sob suas ordens, para a caçada bem-sucedida. "Dona Cristina Perdeu a Memória" aborda as dificuldades que uma pessoa idosa enfrenta quando começa a ter problemas de memória. Moradora de um asilo, Dona Cristina sente a necessidade de conservar suas lembranças para se conectar com o mundo. Isso estimula sua relação com um garoto, morador da casa vizinha, que acaba se tornando cúmplice de sua memória afetiva. Por fim, "Paisagem de Meninos" narra à história de um grupo de garotos que, numa pequena cidade do interior do Paraná, vive uma infância despreocupada e divertida. Para conseguirem entrar no cinema local, eles lançam mão de mil artifícios. O grande dilema é que os freqüentadores devem estar calçados, e apenas um de nossos heróis tem sapatos. Na falta da telona, vale o improviso: usar a imaginação para criar um cinema e filmes de faz-de-conta.

Nenhum comentário: