quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Som da Concha traz Balaio Jazz e Dimitri Pellz neste domingo

Som da Concha traz Balaio Jazz e Dimitri Pellz neste domingo

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul traz para o Som da Concha deste domingo (17/03) o grupo Balaio Jazz, com o melhor da música instrumental, e a banda de rock Dimitri Pellz. O show começa às 18h na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas.

Formada em meados de 2005, Dimitri Pellz vem ganhando atenção cada vez maior de público e mídia. A mais importante publicação de música do mundo, a revista Rolling Stone, colocou a banda entre as novatas dignas de atenção e com uma sonoridade própria. Com Jean Albernaz (bateria), Maíra Espíndola (vocal), Heitor Chaves Teixeira (baixo), Luís "Charlie" Krawiec (guitarra) e André "Samambaia" Vilela (teclado), a banda se destaca também pela performance e presença de palco.

Diz a lenda propagada pela banda e seus admiradores que Dimitri Pellz foi um revolucionário russo que acreditava ao mesmo tempo no Comunismo e no Rock and Roll, executado na década de 50 por ter compactos de música americana em plena cortina de ferro. Outras histórias correm paralelas, mas o que a banda admite sem restrições é a apropriação de tudo que lhes parece digno de nota: lendas urbanas, riffs do Mudhoney, trejeitos de polca fronteiriça, o sexy-cool da new wave e a presença de palco destruidora de um Iggy Pop.

Dimitri Pellz já abriu shows de artistas importantes da cena independente como Matanza (RJ), Autoramas (RJ), Rock Rocket (SP), Gloria (SP), Faichecleres (PR) e a promessa concretizada Vanguart, de Cuiabá. A estrada também foi gentil com Dimitri Pellz. Passaram por Cuiabá duas vezes, a segunda por pedidos do público à produtora do festival Amostra Grátis. Um dos festivais mais importantes da cena nacional, Bananada em Goiânia, também recebeu a banda, que já começou 2008 participando do maior festival integrado da América do Sul, o Grito Rock, em sua edição Maringá.

O primeiro EP foi gravado em 2007 e produzido por Marcio Jr. (vocalista da banda goiana Mechanics e homem forte da Monstro Discos), com material que pode ser conferido no www.myspace.com/dimitripellz



Balaio Jazz


O grupo de música instrumental Balaio Jazz teve início em 2005 nas JAM sessions promovidas pela loja de instumentos musicais SubGrave. Hoje ele é formado pelos músicos Sandro Moreno (bateria), Alex Cavalheri (teclados), Bruno Villa Maior (guitarra semi acústica) e Alex Mesquita (contrabaixo).

No Som da Concha, Balaio Jazz vai apresentar o repertório de música instrumental que vem realizando nas casas noturnas de Campo Grande com grande sucesso de público, com uma sonoridade que abrange, além do jazz, toda a riqueza de ritmos brasileiros e principalmente os de nossa região da Bacia do Prata, com o chamamé, guarani e o tango. No repertório, releituras de Astor Piazzolla, Tom Jobim, e artistas locais como Antonio Porto e Adriano Magoo.

Os integrantes do Balaio Jazz também atuam com grandes nomes do cenário musical brasileiro, como Tetê Espíndola, Fat Family, Antônio Porto, Jerry Espíndola, Filho dos Livres, Bando do Velho Jack, entre outros. Sandro Moreno, por exemplo, começou a tocar no começo dos anos 90 e hoje é um dos músicos sul-mato-grossenses com maior reconhecimento nacional, tendo passado quatro anos acompanhando o cantor Zé Ramalho. Ele já ganhou o principal concurso de bateristas do Brasil, o "Batuka", com uma polca-rock, e é requisitado pelos principais artistas do Estado para gravações e arranjos.

Som da Concha

O Som da Concha é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que tem parceria da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e da Fundação Manoel de Barros. O projeto prevê apresentação de shows em domingos alternados, que dão origem a um programa de televisão gravado ao vivo, exibido pela TV Pantanal no canal 14 da Net.

Nenhum comentário: