quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

EXCLUSIVO-Presidente do partido de Bolsonaro diz que vai expulsar filiados que depredaram sedes dos Três Poderes

                                            Presidente do PL, Valdemar Costa Neto© Thomson Reuters


Ricardo Brito e Anthony Boadle 

 BRASÍLIA (Reuters) 


O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse que a legenda que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro vai expulsar filiados que tenham participado da invasão e depredação do Palácio do Planalto e dos prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal no último domingo.



"Se membros do partido forem vistos em vídeos destruindo esses prédios, vamos expulsá-los imediatamente", afirmou ele, em entrevista à Reuters nesta quarta, ao avaliar que o vandalismo foi causado por extremistas que não representam a legenda.


No final da tarde de domingo, em meio aos atos violentos, Valdemar divulgou um vídeo nas redes sociais em que condenou os ataques aos prédios públicos. Ele disse que o "movimento" daquele dia não representava o partido nem Bolsonaro, embora tenha na ocasião se manifestado a favor daqueles que estavam na frente dos quartéis como "exemplo de educação, confiança e de brasilidade".


"Lá (referindo-se aos atos nas imediações dos quartéis) havia famílias representando Bolsonaro e a direita. Todos os movimentos foram pacíficos e ordeiros. Esse movimento que assistimos hoje é uma vergonha para todos nós e não representa o nosso partido, não representa o Bolsonaro", disse ele, no vídeo.


Investigações oficiais, no entanto, apontam que muitos dos que se envolveram nos atos violentos domingo, inclusive sendo detidos, partiram do acampamento do chamado QG do Exército em Brasília.


Nos acampamentos em frente a várias unidades militares pelo país --desmontados posteriormente por ordem do ministro do Supremo Alexandre de Moraes-- se pedia uma ilegal intervenção militar contra a vitória eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário: