terça-feira, 1 de novembro de 2022

Seminário vai discutir protocolos do Corpo de Bombeiros aos autistas

 

                                             Foto; Reprodução



Como foco em um atendimento de mais qualidade aos autistas, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul promove um seminário nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13 horas, no auditório da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. No evento será discutido novo protocolo de atuação em caso de acidentes, incêndios ou socorro para este público.


“Nossa intenção é fazer esta discussão em conjunto, se aproximar deste público e promover a integração, para discutirmos um protocolo de atendimento aos autistas. No Corpo de Bombeiros já começamos a colocar em prática, fazendo este treinamento dos profissionais, pois a abordagem precisa ser diferenciada”, disse o aspirante a Oficial do Corpo de Bombeiros, Max Souza Tosta, coordenador do evento.


Ele explicou que a abordagem a pessoa com autismo deve ser diferente. “Por exemplo se ela tiver perdida, não adianta usar megafone, assim a pessoa não vai querer ser vista. Em caso de incêndio, o autista busca se esconder e não fugir do local. Em acidentes tem que evitar sirenes e muito barulho, a pessoa pode entrar em uma crise, principalmente se tiver machucada”.



Para melhorar este atendimento o Corpo de Bombeiros de MS consultou outros estados que já possuem protocolo específico, como em Santa Catarina, que já existe para Polícia Militar. “Este documento inclusive foi referência para outros estados do Sul. Nós já estamos há um mês realizando este procedimento”.


Max Souza disse que a intenção é que o protocolo seja discutido depois na Polícia Militar e que a intenção do Corpo de Bombeiros é estender novos estudos em relação a outros públicos que precisam de atendimento diferenciado. “Abordagens específicas às pessoas com deficiência visual, surdos-mudos e outras pessoas que possuem alguma deficiência”.



Evento: 1° Seminário de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista


Dia: 3 e 4 Novembro


Local: Auditório da Uems – Campo Grande –  A partir das 13 horas.

Nenhum comentário: