sábado, 5 de novembro de 2022

Porto Murtinho lança neste sábado o Festival Internacional do Chamamé

 


O megaevento é uma realização da prefeitura local 

Portal da Rota Bioceânica, Porto Murtinho será a capital internacional do chamamé por quatro dias – de 11 a 14 de novembro – com a realização do festival que celebra um dos elementos símbolos da cultura regional, cuja identidade se expressa na diversidade da música, arte e gastronomia. O megaevento é uma realização da prefeitura local e seu lançamento ocorrerá neste sábado (5), às 18h, no Cine Teatro Ney Machado Mesquita, porto-geral da cidade.




O Festival Internacional do Chamamé conta com o apoio do Governo do Estado e da Fundação de Cultura de MS (FCMS) e parceria do Instituto Cultural Chamamé MS. A extensa programação tem seu forte na cultura, com 49 shows de música e espetáculos de dança regionais e internacionais, abertos ao público durante os quatro dias, além de seminários abordando o turismo e a Rota Bioceânica, oficinas de dança e artesanato e feira de gastronomia.




Porto Murtinho foi uma das portas de difusão do chamamé, que chegou ao então sul de Mato Grosso pelos rios da Prata e do Paraguai, no final do século XIX. Segundo o prefeito Nelson Cintra, o gênero musical de origem argentina sempre foi presente na cultura local, por influência da fronteira, e o desafio é fazer com que as novas gerações se encarreguem de dar continuidade a este legado.




“O festival é uma oportunidade de resgatarmos uma tradição e estimular as novas gerações a incluírem um bem extraordinário da cultura fronteiriça em seus repertórios”, disse o prefeito Nelson Cintra. “Estamos construindo um encontro para relacionamentos, convivência, intercâmbios e negócios. O festival busca fortalecer essa cultura, valorizar o movimento chamamezeiro e difundir o turismo e a cultura com os países que compõe a Rota Bioceânica”, ressaltou.

Nenhum comentário: