quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Conheça a trajetória de Odair Hellmann, novo técnico do Santos

 

                                            Foto; Divulgação

Gazeta Esportiva


O Santos acertou nesta quarta-feira a contratação do técnico Odair Hellmann. O profissional de 45 anos chega à Vila Belmiro para tentar reerguer o Peixe, que decepcionou em 2022.


O comandante teve a sua primeira experiência como técnico em 2015, quando dirigiu o Internacional por apenas dois jogos. Na estreia, perdeu de 5 a 0 para o Grêmio. Na sequência, venceu o Fluminense por 1 a 0.


No ano seguinte, foi auxiliar de Rogério Micale nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a Seleção Brasileira conquistou um inédito ouro no futebol.


Em maio do ano seguinte, voltou ao Internacional para substituir o recém-demitido Antônio Carlos Zago. Odair treinou o Colorado em apenas um jogo, na vitória de 2 a 1 sobre o Palmeiras, pela Copa do Brasil. Apesar do triunfo, os gaúchos foram eliminados pelo gol marcado fora de casa.


Seis meses depois, após a demissão de Guto Ferreira, o técnico ganhou mais uma chance, na reta final da Série B do Brasileirão. Em três partidas, ele somou duas vitórias e um empate. Ao final do ano, ele enfim foi efetivado.


O começo de Odair como efetivado, porém, foi bem conturbado. No Campeonato Gaúcho, o Inter caiu para o Grêmio, nas quartas de final. Na Copa do Brasil, o time foi eliminado para o Vitória, na quarta fase do torneio. Apesar da dificuldade, o comandante conseguiu se firmar no Brasileirão. O Colorado brigou pelo título, mas viu o Palmeiras disparar na reta final. O Colorado ficou na terceira colocação, com 69 pontos.


Em 2019, o Internacional chegou à final do Gauchão e da Copa do Brasil, mas perdeu ambas. Após o vice da Copa do Brasil, o clube emplacou uma série negativa e, com isso, Odair Hellmann foi demitido. Ao todo, foram 122 jogos, com 65 vitórias, 28 empates e 29 derrotas.


Nova chance no futebol brasileiro


Em dezembro de 2019, o Fluminense anunciou a contratação de Odair. Foram 50 jogos no comando, somando 24 vitórias, 12 empates e 14 derrotas, ou seja, um aproveitamento de 56% dos pontos disputados, além de 75 gols marcados e 47 sofridos.


Em 2020, ele levantou o seu primeiro troféu no profissional, ao conquistar o título da Taça Rio. Além disso, foi vice-campeão do Campeonato Carioca.


No Brasileirão, o Tricolor das Laranjeiras teve um bom desempenho com Odair. O treinador deixou o clube na quinta colocação do torneio, com 39 pontos ganhos em 24 rodadas

Experiência internacional


Um ano depois de assinar com o Fluminense, Odair Hellmann anunciou a sua saída. O destino foi o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. Na época, o técnico alegou que a proposta árabe foi irrecusável.


Pelo clube estrangeiro, ele somou 59 jogos, dos quais venceu 22, empatou 19 e perdeu 18, gerando um aproveitamento de 48%. Além disso, foram 92 gols pró e 78 contra.


Sob o seu comando, o Al-Wasl foi semifinalista Copa do Presidente dos Emirados Árabes 2021/22, obteve a sua melhor campanha na UAE League nas últimas quatro temporadas e chegou a ficar 12 jogos invicto na UAE League 2020/21.


Retorno ao Brasil


Odair rescindiu com o Al-Wasl no final de junho. Desde então, estava sem clube. Agora, portanto, ele terá a missão de tentar reerguer o Santos em 2023. No momento, o elenco está de férias e se reapresenta em 14 de dezembro.


Na próxima temporada, o Peixe disputará o Campeonato Paulista, o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Sul-Americana.

Nenhum comentário: