domingo, 4 de dezembro de 2016

Duran Duran perde batalha legal por direitos autorais de canções nos EUA

Reuters


Duran Duran, banda pop britânica dos anos 1980, não poderá recuperar os direitos autorais norte-americanos de alguns de seus maiores sucessos, decidiu um tribunal britânico nesta sexta-feira.

Canções como "Rio", "Girls on Film" e "A View to a Kill", tema de um dos filmes de James Bond, estão entre as faixas protegidas por direitos autorais que, segundo a corte, devem permanecer com a empresa Gloucester Place Music, cuja proprietária é a Sony/ATV, e não com a banda.

"Estamos chocados que a lei de contrato inglesa esteja sendo usada para reverter os direitos de artistas em outro território", disse o fundador do grupo, Nick Rhodes, à rede BBC.

"Assinamos um acordo de publicação como adolescentes ingênuos, mais de três décadas atrás, quando estávamos só começando e não tínhamos noção das coisas". Ele disse que o veredicto irá estabelecer um precedente ruim para outros compositores.

A banda havia enviado alertas legais à Gloucester Place Music citando leis de direito autoral dos Estados Unidos, o que argumenta ter lhe dado um "direito inalienável" de pedir que os direitos autorais de seus próprios trabalhos lhes sejam restituídos após 35 anos. Mas o juiz decidiu que a lei contratual inglesa os impede de fazê-lo.

O Duran Duran foi formado por Nick Rhodes e John Taylor no final dos anos 1970, e chegou ao auge da fama com Simon Le Bon nos vocais. Com a reputação de serem queridos pela princesa Diana, eles venderam mais de 60 milhões de discos e ganharam os prêmios Grammy, Brit e Ivor Novello.

    (Por Adela Suliman)

Nenhum comentário: