segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Tubarão fantasma é filmado pela primeira vez nas profundezas

Galileu
Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey, na Califórnia, divulgou o vídeo de um tubarão fantasma nadando a dois mil metros de profundidade. A imagem foi capturada por um submarido remoto. Esta é a primeira vez que o animal, também conhecido como quimera azul de nariz pontiagudo, se exibe em frente às câmeras em seu habitat natural.
Apesar de tubarões do tipo nadarem pelas profundezas desde antes dos dinossauros, os pesquisadores sabem muito pouco sobre a espécie. Assim como as quimeras da mitologia grega, que tinham duas cabeças (uma de leão, outra de cabra) e cauda de cobra, a quimera azul é bem diferente do que estamos acostumados a ver, já que ela traz uma espécie de pênis retrátil na testa.  
Assim como os tubarões comuns, o corpo do tubarãio fantasma é formado por placas de cartilagem e acredita-se que existam 38 espécies conhecidas pelo mundo. Segundo os cientistas, esta é a primeira vez que o animal, habitué da Austrália e da nova Zelândia, é avistada no hemisfério norte.

Nenhum comentário: