segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Cantor britânico George Michael morre aos 53 anos


Reuters                        Foto:Divulgação

 O cantor britânico George Michael, que se tornou uma das estrelas pop dos anos 1980 com a dupla Wham! e depois teve sucesso como artista solo com músicas muitas vezes provocativas sexualmente, morreu no domingo em sua casa, na Inglaterra, aos 53 anos.

Em meados dos anos 1980, o Wham! foi uma das duplas pops de maior sucesso, à frente até mesmo de Simon & Garfunkel, com singles como "Wake Me Up Before you Go-Go", "Careless Whisper", "Last Christmas" e "The Edge of Heaven".

"É com grande tristeza que podemos confirmar que nosso amado filho, irmão e amigo George Michael faleceu pacificamente em casa durante o período do Natal", disse seu agente com comunicado.

"A família pede que sua privacidade seja respeitada nesse momento difícil e emocional. Não serão feitos mais comentários neste momento", acrescentou o comunicado.

A polícia britânica disse que a morte de Michael "não foi explicada, mas não foi suspeita".

Nascido Georgios Kyriacos Panayiotou em 25 de junho de 1963 em Londres, de pais gregos cipriotas em um flat no norte da cidade, Michael tocou música no metrô londrino antes de encontrar sucesso com o Wham!.

Com um amigo de escola, Andrew Ridgeley, ele formou o Wahm! em 1981, uma parceria que produziria algumas das mais memoráveis canções pop e algumas das favoritas nas pistas de dança na década de 1980.

"Estou em choque profundo", disse Elton John. "Perdi um amigo amado --a alma mais gentil, generosa e um artista brilhante. Meu coração fica com a família e todos os seus fãs. @GeorgeMichael #RIP."


"I WANT YOUR SEX"

O Wham! teve seu primeiro hit em seu segundo lançamento "Young Guns (Go For It)", de 1982, antes da faixa de estreia "Wham Rap" se tornar hit no ano seguinte. O álbum de 1984 "Make It Big" foi um grande sucesso nos Estados Unidos.

"Não conseguiria ter feito isto sem Andrew", disse Michael uma vez. "Não consigo pensar em ninguém tão perfeito em permitir que algo que teve início como uma ambição conjunta, muito ingênua se tornasse um enorme ato duplo."

Mas Michael estava disposto a ultrapassar o público adolescente do Wham! e experimentar com outros gêneros musicais. O Wham! anunciou separação em 1986.

Um single piloto de "I Want Your Sex" foi banido por estações de rádios diurnas mas foi um de seus maiores sucessos.

"Quero seu sexo, quero você, quero seu sexo", cantava na música. "Então por que você não me deixa ir, gostaria muito de tentar, oh amaria saber, quando você me diz que vai se arrepender, então eu digo que te amo mas você ainda diz não."

Nos próximos cinco anos, Michael teve seis músicas Número Um nos Estados Unidos, incluindo "Faith", "Father Figure", "One More Time", "Praying For Time" e o dueto com Aretha Franklin "I Knew You Were Waiting For Me".

Perguntas sobre sua sexualidade aumentaram quando ele foi preso em 1998 por "envolvimento em um ato obsceno" em um banheiro público no Parque Memorial Will Rogers em Beverly Hills, na Califórnia.

"Me sinto estúpido, imprudente e fraco por deixar minha sexualidade ser exposta desta maneira", disse Michael à CNN na época. "Mas não sinto vergonha (da minha sexualidade), nem penso que deveria."

"Posso tentar sondar o motivo de ter feito o que fiz... mas no final do dia, tenho que admitir que talvez parte do motivo tenha sido que poderia ter sido visto", disse à CNN.

Embora tenha se relacionado com mulheres e dito uma vez à sua família que era bissexual, Michael, então com 34 anos, assumiu ser gay.

"Descanse com o brilho das estrelas, George Michael", disse o ator de Jornada nas Estrelas e ativista dos direitos LGBT George Takei. "Você encontrou sua liberdade, sua fé. Foi seu último Natal, e iremos sentir sua falta".

Enquanto a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher estava no poder, Michael votou pelo Partido Trabalhista, de oposição, mas criticou o apoio do trabalhista Tony Blair à invasão norte-americana ao Iraque em 2003.

"Triste ao ouvir que George Michael morreu", disse o atual líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn. "Ele era um artista excepcional e forte apoiador dos direitos trabalhistas e LGBT."

A morte de Michael acontece em um ano que testemunhou a perda de diversas estrelas da música, como David Bowie, Prince e Leonard Cohen. Rick Parfitt, guitarrista da banda de rock britânica Status Quo, morreu no sábado aos 68 anos.

Nenhum comentário: