quinta-feira, 3 de novembro de 2016

MS fecha lista com 156 atletas que vão para Olimpíada Escolar


Correio do Estado

A Fundesporte (Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul) fechou a lista com os 156 atletas que representarão o Estado na maior competição escolar do país: Os Jogos Escolares da Juventude. Neste ano, a também conhecida Olimpíada Escolar será realizada em João Pessoa (PB), com a participação de 3,9 mil atletas, entre 15 e 17 anos. Com treze modalidades em disputa, o evento começa no dia 10 e segue até 19 de novembro.

A delegação com o estudantes sul-mato-grossense embarca no dia 9. O Estado terá representantes em todas as modalidades dos Jogos. O atletismo viajará com o maior número de competidores: 23. Hellen Martins Messias, de Campo Grande, disputará o salto em distância. Em 2015, ela foi campeã na edição dos Jogos para alunos com idade entre 12 e 14 anos - saltou 5,49 metros e bateu o recorde na prova.

Agora, às vésperas de completar 15 anos (em 27 de novembro) ela tem o desafio de competir com atletas mais experientes. “Espero ao menos uma medalha de prata. Elas (adversárias) estão em um nível maior que o meu, não temos nem pista adequada para treinar”, diz a aluna da Escola Municipal Prof. José de Souza.

Hellen Martins disputará o salto em distância
Mesmo com a falta de estrutura, Hellen vem se preparando forte para os jogos nacionais. Também aumentou a carga de treino para defender  as cores da bandeira sul-mato-grossense. Por semana, são dois períodos de atividades no Centro Esportivo da Vila Nasser. E, outras três sessões, na improvisada pista do colégio público onde estuda.

Na luta olímpica, João Carlos Milano Neto (até 85kg), fará sua sexta e última participação dos Jogos. Agora, aos 17 anos, atingiu o limite de idade para a competição. “Quero me despedir com ouro, minha melhor colocação foi o terceiro lugar quando tinha 12 anos”, recorda João, da Escola Estadual Severino de Queiroz.

Com o sonho de chegar a Olimpíada de Tóquio 2020, o jovem lutador entende que os Jogos da Juventude foram muito importantes para seu desenvolvimento como atleta. “Aprendi muito a cada luta, com atletas de todo o país. Vejo os jogos como uma escada para chegar até meu sonho olímpico”, comenta.

João Milano enfrentará fortes adversários na luta olímpica (Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado)
A delegação de Mato Grosso do Sul disputará os Jogos da Juventude com estudantes de escolas de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Porto Murtinho, Chapadão do Sul, Jardim, Maracaju, Rio Verde, Nova Alvorada do Sul, Itaporã, Água Clara e Fátima do Sul.

Nenhum comentário: