domingo, 20 de novembro de 2016

Personalidades que lutam contra o racismo são homenageadas na Casa de Leis





Lideranças com reconhecida atuação no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial em Mato Grosso do Sul foram homenageadas durante a sessão solene alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, na Assembleia Legislativa, na quinta-feira (17).

“Essa solenidade se firma ao longo dos tempos pela história do Zumbi dos Palmares, é um momento de alegria que a negritude trouxe. Mas também é um momento para que possamos fazer reflexões necessárias do papel do negro e sua importância na formação do país”, ressaltou o deputado Amarildo Cruz (PT), proponente da sessão solene e criador da Comenda do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares.

O parlamentar falou ainda dos desafios. “Temos que ter muita disposição, sensibilidade, amor e solidariedade para romper essas barreiras e meu desejo é que de fato as pessoas possam se sensibilizar com essa questão e com essa corrente do bem contra o racismo para a construção de uma sociedade mais igualitária”, declarou.

Maria de Lourdes Silva usou a tribuna e falou em nome dos homenageados da noite e destacou a importância de continuar lutando. “Temos que lembrar sempre dos nossos antepassados e continuar lutando por igualdade de um país melhor para os negros”, afirmou a homenageada.

Receberam a Comenda do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares, Adauto Candido Pereira, Adilson da Costa Oliveira, Banda Afro-Brasileira Mukando Kandongo, Benedita Marques Borges, Carlos Aberlto da Silva Versoza, Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Moraes, Elsa Helena da Silva, Eugenia Portela de Siqueira Marques, Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, Ilacír Galvão dos Santos, Iraci Barbosa dos Santos, Izaltina Borges dos Santos Carvalho, José Roberto Camargo de Souza, Jussara da Silva Ribeiro, Lucimar Espíndola da Silva, Lucineia de Jesus Domingos Gabilão, Márcio Cardoso de Menezes, Marco Alessandro Viana, Marco Antonio Delfino de Almeida, Maria de Lourdes Silva, Michele Rodrigues de Andrade Dias, Nara Nazareth Lima Monteiro, Nilton Ferreira da Silva, Pedro Alves Ferreira, Pedro de Jesus Camargo, Rodrigo Rodrigues Dias, Rosana Anunciação Franco e Taynara Camargo da Silva Pereira.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Cabo Almi (PT), João Grandão (PT), Mara Caseiro (PSDB), Renato Câmara (PMDB), além de representantes da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania do Estado; do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro do Mato Grosso do Sul; e de entidades religiosas.

Zumbi dos Palmares - foi escravo e líder do Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, em Alagoas. De acordo com historiadores, o Quilombo de Palmares chegou a reunir entre 15 mil e 20 mil pessoas na segunda metade do século XVII. Zumbi tornou-se símbolo da resistência negra à escravidão e morreu no dia 20 de novembro de 1695, data que ficou conhecida como o Dia Nacional da Consciência Negra, por determinação da Lei federal 12.519/2011.

Nenhum comentário: