quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Mutirão para combater o câncer de pele acontece no próximo sábado



hinkstock/Getty Images    














Há mais de 17 anos, a SBD/MS (Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul) promove o Dia C – Dia de Combate ao Câncer de Pele. Em 2016, a campanha será realizada no próximo sábado (26) e atenderá gratuitamente pacientes em três cidades do estado: Campo Grande, Três Lagoas e Dourados.

O evento acontece simultaneamente em todo País e tem como objetivo diagnosticar, tratar e orientar pessoas com potencial para desenvolver o câncer de pele. De acordo com a coordenadora da campanha, Melina Quintella, o câncer de pele pode ser fatal porém se diagnosticado precocemente pode der tratado com uma simples cirurgia.

Durante a campanha serão realizadas consultas, criocirurgias, biopsias e cirurgias e os pacientes que necessitarem de um atendimento mais complexo serão encaminhados para o tratamento.

Melina Quintella ressalta ainda que de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), são registrados cerca de 135 mil novos casos todos os anos no Brasil, no entanto muitos deles poderiam ser evitados se medidas preventivas fossem tomadas. Por isso, é fundamental que o diagnostico seja feito precocemente.

Serviço

Em Campo Grande, a campanha acontecerá entre às 9h e 15h, no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário, localizado Av. Senador Filinto Müller, 1 - Universidade Federal, não havendo necessidade de marcar horário, apenas a obrigatoriedade de portar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), documento de identificação com foto (RG) e comprovante de residência.

Prevenção

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão

Nenhum comentário: