quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Unidades móvel do Sesi combate dengue na região da Cophavila



No âmbito do Programa Elimine a Dengue do seu Bairro, o Sesi disponibiliza, até esta sexta-feira (01/02), uma unidade móvel médica na Associação dos Moradores do Bairro Coophavila II para orientar os moradores da região sobre a doença, fazer a aferição de pressão arterial, realizada alguns exames e distribuir folhetos informativos sobre como prevenir a infestação do mosquito transmissor Aedes aegypti. Segundo a auxiliar de enfermagem Zoraia Cunha, a intenção é reforçar as medidas de prevenção e combate à dengue e encaminhar aos hospitais e postos de saúde mais próximos as pessoas que apresentarem sintomas relacionados à doença.

“Quando detectada a existência de pelo menos três sintomas – febre, dor atrás dos olhos, moleza e dor pelo corpo -, nós encaminhamos a pessoa imediatamente para a unidade de saúde mais próxima. De sábado (26/01) até ontem (30/01) já constatamos três casos de dengue”, ressaltou a profissional contratada pelo Sesi. A presidente da Associação de Moradores do Bairro Coophavila II, Maria Bernadete Carvalho Gauto, acredita que as visitas às casas do bairro aliada ao atendimento disponibilizado pela unidade móvel tiveram boa aceitação e renderam como resultado uma comunidade mais consciente. “O caminho é esse, todos de mãos dadas contra a dengue, pois a epidemia afeta a todos”, afirmou.

Moradores

Após caminhada matinal pelo bairro, o aposentado Nelson Esteves Povoa, 79 anos, passou pela unidade móvel médica do Sesi para conferir se a saúde estava em dia. “Meu neto já esteve doente e a preocupação aumenta quando já se teve um caso dentro de casa, mas a iniciativa do Sesi vem contribuir para que a população se una, já que é para um bem comum”, disse. Para a aposentada Palmira Nogueira de Souza, 82 anos, a ação do Sesi com a união da comunidade pode fazer a diferença. “O pessoal está se conscientizando cada vez mais sobre as medidas”, salientou.

A dona de casa Rosimari Montaria Nascimento, 32 anos, que foi ao centro comunitário buscar uma vaga nos cursos oferecidos no âmbito do Ação Fiems Campo Grande, também aproveitou a oportunidade para procura atendimento na unidade móvel médica do Sesi. “Com criança em casa, o cuidado é redobrado, mas não adianta limpar apenas onde você mora, tem de conscientizar o vizinho e é isso que o Sesi está fazendo com as visitas às residências”, declarou. 

Nenhum comentário: