sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

FCMS e UCDB se unem para projetos de incentivo à leitura



A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul e a Universidade Católica Dom Bosco renovaram por mais um ano o termo de cooperação para ações de cultura e incentivo à leitura. O acordo abrange oficinas e capacitações do Proler (Programa de Incentivo à Leitura) e a realização do projeto Almanaque. 

O Proler possibilita anualmente, através de oficinas, mesas de discussão, lançamentos de livros e apresentações culturais, a criação de novas e importantes ferramentas de trabalho para acadêmicos de licenciatura, professores, bibliotecários e contadores de histórias desenvolverem práticas de incentivo à leitura. 

O projeto Almanaque também se dedica à leitura e escrita de crianças e jovens. Criado há 12 anos, abrange alunos do ensino fundamental e médio de escolas da rede pública e particulares, trabalhando as várias áreas do conhecimento. 

No início suas atividades desenvolviam-se somente com histórias em quadrinhos. Hoje o Almanaque estimula a leitura e a escrita por meio das mais variadas tipologias textuais, jogos e atividades pedagógicas e dinâmicas, como a música, dramatizações, contação de histórias e o teatro de fantoches.

O projeto recebe visitas de escolas e instituições em três núcleos fixos do projeto: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, da Fundação de Cultura, Casa Dom Bosco e Sala de Leitura do Horto Florestal. Já as atividades são realizadas por acadêmicos extensionistas de diversos cursos da UCDB que desenvolvem temas ligados à sua área da graduação.

Os materiais são produzidos pelos próprios acadêmicos e as atividades são realizadas sob a supervisão de professores orientadores que acompanham todo o processo de elaboração, que vai desde o planejamento até a execução dos trabalhos.

A cada ano o projeto trabalha um tema diferenciado. Em 2011 a literatura de cordel foi amplamente divulgada. Ano passado o Almanaque se aprofundou na inclusão social nas redes de ensino, enfocando a importância da conscientização e aceitação dos portadores de necessidades especiais junto à comunidade escolar.

“Com sua iniciativa o Almanaque vem ao longo dos anos conquistando novos leitores por meio de sua dinamização junto às crianças e adolescentes. Incentiva a leitura de uma maneira prazerosa, estimulando a curiosidade mediante os temas das literaturas trabalhadas”, explica Juciene da Rocha Arruda, coordenadora da Biblioteca Isaías Paim.

Além de receber o projeto Almanaque, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim disponibiliza cerca de 35.000 títulos para empréstimo ou consulta. Fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17:30h

Para se associar à Biblioteca Pública Estadual, é necessário comprovante de residência, uma foto 3x4 e documento de identidade. Mais informações nos telefones: 3316-9161 e   

Nenhum comentário: