segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mineração e novos investimentos elevam desmatamento na Grécia



Em uma floresta da região, tratores começaram a desmatar dezenas de hectares para a abertura de uma mina de ouro e de uma usina de processamento, que a Eldorado Gold Corporation do Canadá espera inaugurar nos próximos dois anos. A empresa também reabriu outras minas na região, extraindo ouro, cobre, zinco e chumbo das montanhas da região.

Para alguns habitantes, toda essa atividade que promete criar 1,5 mil novos empregos até 2015 é uma benção que poderia trazer um pouco de vida à sombria economia dos vilarejos da região no nordeste rural da Grécia.

Contudo, para centenas de outras pessoas, as novas minas não passam de um símbolo de como a Grécia está disposta a aceitar qualquer desenvolvimento, não importa quais sejam os custos ambientais. Essas pessoas gostam de destacar que, há apenas 10 anos, a Suprema Corte da Grécia julgou que os danos ambientais causados pela mineração na região eram maiores que os possíveis ganhos econômicos.

Trabalhador corta árvore em floresta próxima à mina Ierissos, na Grécia (Foto: Angelos Tzortzinis/The New York Times)Trabalhador corta árvore em floresta próxima à mina Ierissos, na Grécia (Foto: Angelos Tzortzinis/The New 

Nenhum comentário: