quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Saúde promove ação de combate a hanseníase


Todas as UBS (unidades básicas de saúde) e UBSF (unidades básicas de saúde da família) irão realizar ações contínuas de combate, controle e enfrentamento da hanseníase. E durante o período de 24 a 31 de janeiro de 2013, as unidades de saúde intensificarão as ações de busca de casos e conscientização. A população pode procurar atendimento na unidade que estiver com uma faixa em frente ao posto falando sobre a Hanseníase.

No próximo domingo (27) a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande promove o Dia de Combate à Hanseníase com o objetivo de divulgar à população os sinais e sintomas da doença com distribuição de panfletos, realização de palestras educativas, busca ativa de casos, diagnóstico e tratamento precoce para diminuir as sequelas incapacitantes da doença.

No ano de 2012 foram notificados 119 casos novos da doença, com índice de cura de 77,9%. Já no ano de 2011 foram notificados 140 casos novos, com índice de cura de 87,9%. O Ministério da Saúde preconiza índice de cura de 90%. Nos dois anos, o índice não foi alcançado, isso se dá ao fato de muitas pessoas abandonarem o tratamento devido à duração de seis a doze meses, podendo ser prolongado por mais um ano com dose diária.

A doença

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, atinge pele e nervos. É considerada como uma das doenças mais antigas que acometem o homem com referências de 600 a. C. Também conhecida como lepra, termo em desuso no Brasil.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque.

A transmissão acontece quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente, que são chamados de contatos.

Nenhum comentário: