segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Capital entra em emergência com epidemia de dengue


Correio do Estado
Com projeção de superar a epidemia de dengue registrada em 2007, a prefeitura de Campo Grande publicou hoje (21) o decreto de situação de emergência. Segundo detalhado no Diogrande (Diário Oficial do município), somente até o dia 18, foram 509 casos por dia, totalizando 7.697. Com essa média, janeiro pode fechar com 15.779 casos, ou seja, 30% a mais do que o mesmo período de 2007, quando foram registrados 12.192 casos. A situação é preocupante também pelo fato de fevereiro de 2007 ter sido o pior, com 16 mil notificações.

O anúncio da situação de emergência foi anunciado na quinta-feira (17) por Alcides Bernal, em entrevista coletiva. O objetivo é facilitar a conquista de recursos da União e a desobrigação do município em contratar serviços por meio de licitação, o que, segundo Bernal, pode facilitar os trabalhos de combate à doença.

No decreto publicado hoje, a prefeitura destaca as dificuldades enfrentadas para resolver o problema. Desabastecimento de medicamentos, aumento na procura de consultas em unidades de saúde e a circulação do tipo 4 da doença – mais grave, foram relatados no decreto.

Conforme os dados, seis regiões estão em risco: Noroeste / Veraneio (18 focos), Universitário (19), Itamaracá (12), Tiradentes / São Lourenço (20), Tijuca / São Conrado (20) e Santo Amaro (20).

Medidas

Começa a valer a partir de hoje (21), a decisão judicial que permite a entrada das equipes de saúde da prefeitura em imóveis fechados da cidade, a começar pela área central.

Nenhum comentário: