quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Estudo relaciona produtos de limpeza com asma em adultos


Novohamburgo org
Pessoas que trabalham com produtos de limpeza possuem mais chances de ter asma, afirmam cientistas britânicos, que publicaram um estudo sobre o tema na revista médica Thorax.

A pesquisa, do qual participaram mais de sete mil pessoas, sugere que a exposição a alvejantes e outros produtos químicos está ligada a um em cada seis casos de britânicos que desenvolveram a doença depois dos 50 anos. Ela identifica 18 profissões de alto risco , sendo que quatro destas  estariam relacionadas ao setor de limpeza.

No topo do ranking das ocupações estão agricultores, mecânicos de aeronaves e tipógrafos. Também estão inclusos faxineiros, faxineiros de escritório, empregadas domésticas, cabeleireiros e funcionários de lavanderia.

Segundo os especialistas, o responsável pela maior incidência de asma é o ambiente de trabalho desses profissionais e não das atividades que eles desenvolvem em seu dia a dia.

A cientista Rebecca Ghosh, que coordenou a pesquisa, explica que produtos de limpeza estão começando a ser reconhecidos como um dos responsáveis pela causa de asma. Em busca de reduzir este mal, já há instruções sobre procedimentos padrões para o uso seguro desses materiais. Ghosh afirma que as empresas devem controlar a exposição de seus funcionários a substâncias perigosas e relatar todos os casos de asma ocupacional.

“Os empregadores, empregados e profissionais de saúde ainda têm pouca informação sobre a asma ocupacional. Conscientizar as pessoas de que essa é uma doença quase totalmente evitável seria um passo importante na redução da sua incidência”, afirma.

Nenhum comentário: