terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fotógrafa Nan Goldin cancela vinda ao Brasil

Silas Marti

Nan Goldin, artista norte-americana que teve sua mostra cancelada no Oi Futuro, no Rio, no ano passado, não virá para a abertura de sua individual, transferida para o Museu de Arte Moderna da cidade, com abertura marcada para quarta (8).

Ela chegaria ao Rio no último domingo, mas cancelou a viagem, adiada outras duas vezes, por problemas de saúde de sua mãe, que sofre de Alzheimer e tem 97 anos. Goldin, que vive em Paris, foi a Boston na semana passada para ficar com sua família.

Não há confirmação de uma nova vinda da artista ao Rio, onde pretendia fotografar uma nova série de trabalhos e dar uma palestra sobre sua obra. Organizadores da exposição no MAM dizem que Goldin cogita vir ao país em abril, para um evento marcando o fim de sua mostra.

A exposição, com três séries de slides, entre eles sua obra mais célebre "Ballad of Sexual Dependency", e uma com registros de paisagens, estava prevista para abrir no Oi Futuro, no mês passado, mas foi cancelada pelo centro cultural um mês antes.

Nan Goldin/Divulgação
Foto que faz parte da obra Balada da Dependência Sexual, da fotógrafa Nan Goldin Self-portrait in kimono with Brian, NYC, 1983 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Nan Goldin em fotografia que faz parte da obra "Balada da Dependência Sexual"

Dirigentes da instituição alegaram à época que expor o trabalho de Goldin feria seu programa educativo porque inclui imagens de crianças nuas ou próximas a situações eróticas entre adultos. Lígia Canongia, curadora da mostra, então negociou sua transferência para o MAM.

Em seu novo endereço, as obras serão apresentadas na íntegra e sem censura. Haverá só uma recomendação na entrada dizendo que as fotografias não são apropriadas para menores de idade.

Goldin despontou na cena artística global nos anos 80, com séries de imagens autobiográficas em que retratava amigos e ela mesma em situações íntimas, envolvendo uso de drogas, sexo e episódios de violência.

Peça central da mostra cancelada no ano passado, "Ballad of Sexual Dependency" foi exposta sem causar problemas na última Bienal de São Paulo, em 2010, onde também ficou isolada com uma advertência sobre conteúdo sexual explícito.

Nenhum comentário: