segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Concurso de Fantasia consagra carnavalesco Adãozinho

O que era para ser um sábado à noite de luxo e glamour acabou se prolongando até as primeiras horas da madrugada deste domingo (12 de fevereiro) sob olhares atentos de uma platéia empolgada. Ninguém arredou pé do Armazém Cultural enquanto não foram premiados os vencedores do Concurso de Fantasia promovido pela Fundação Municipal de Cultura, a avant- première do Carnaval campo-grandense que começa oficialmente na sexta-feira. Mais uma vez os jurados consagraram o talento e a criatividade do carnavalesco Adãozinho, o Adão Barbosa, que pelo sétimo ano consecutivo conquistou o 1º lugar na Categoria Luxo Masculino, com sua criação “Rei Crispiam – A viagem do pelegrino da alvorada” – e de quebra arrebanhou o 2º lugar na categoria luxo feminino,com “Glamour, máscara a fantasia do Gala Gay. Decos Wanderley, com a fantasia “O Lírio branco de Pequim”, venceu na categoria originalidade. Na categoria luxo feminino a vitória foi para Rebeca D-Albine com a fantasia máscaras.

Apresentaram-se no Armazém Cultural 22 concorrentes, distribuídos entre as categorias originalidade (12), luxo feminino (4) e luxo masculino (12). Uma das juradas, a apresentadora de televisão e musa do desfile 2012 da escola de samba carioca Salgueiro, Adriana Bombom, não poupou tempo, simpatia e paciência para atender a tietagem do público que a cercou para tirar uma fotografia, obter um autógrafo.

O prefeito Nelson Trad Filho participou da abertura do concurso, anunciando o corpo de jurados com 10 integrantes. O Rei, Messias e a Rainha do Carnaval, Evelinde Silva Lima. Acompanharam o evento que ainda homenageou o carnavalesco Waldir Gomes, participante hors concours, reconhecimento a um dos ícones do carnaval de Campo Grande. Ele mostrou ao público sua criação “Arcanjo Gabriel”.

Os vencedores –

Categoria originalidade –
Fantasia - O Lírio branco de Pequim
Criador - Decos Wanderlei
Segundo lugar –
Fantasia - O Ministério do Arco-Íris
Criação - Maninha
Terceiro lugar
Fantasia – Aborígenes, filho da terra, regente da natureza
Quarto lugar –
Fantasia – África Profana

Criador – Francisc Fabian

Quinto lugar –
Fantasia – Há um pé de cana na avenida
Criador – Rilvan Barbosa
Categoria luxo feminino
Vencedor –
Fantasia – Máscaras, misticismo, crenças, rituais e alegrias
Criação – Rebeca D-Albine
Segundo lugar –
Fantasia – Glamour, Gala Gay
Criador – Adãozinho
Terceiro lugar
Fantasia- Canção de Calíope, a música encantada do Olimpo
Criador – Rai (Ranuldo Galeano)
Quarto lugar –
Fantasia – A monarquia espanhola chega ao novo mundo
Criador – Rai
Categoria Luxo Masculino
Vencedor – Adãozinho
Fantasia – Rei Caspiam – A Viagem do Pelegrino da Alvorada

Segundo lugar
Fantasia – O que se opõe
Carnavalesco – Carlos Flores

Terceiro lugar
Fantasia – O dragão real, a realeza em forma de fera
Carnavalesco - Toninho Pluma

Quarto lugar
Fantasia – Nãndejara, senhor da floresta, guardião do Pantanal
Carnavalesco-= Francisc Fabian

Decos Wanderlei vence na categoria Originalidade com “O Lírio branco de Pequim”

Na categoria Originalidade, que teve 12 concorrentes, os jurados consagraram o trabalho de Decos Wanderli, que desde 1975 milita no Carnaval campo-grandense. A sua fantasia, “O Lírio branco de Pequim”, teve como fonte inspiradora o poema de Rinbaud “Lê Lis Blanc” no qual o poeta mostra a beleza e o breve sopro que é a vida. TNT, ráfia, tule e muito broca prata foram os materiais que deram forma a criação de Decos que trouxe ainda máscaras de inspiração chinesa, enfim, um orixá oriental.

A segunda colocação conquistada por Maninha (Enir Amarilha), mais do que o reconhecimento pela qualidade do trabalho que apresentou (O mistério do arco-íris) foi a vitória da superação. Esta carnavalesca de 63 anos, rompeu os limites de quem vive usando duas próteses na perna, para produzir uma fantasia que além de bonita é ecologicamente correta. Maninha fez tudo artesanalmente, empregando materiais alternativos, recorde de frascos de xampu, embalagens de material de limpeza e sobras de tapeçaria (sucatas). “Minha inspiração é o imaginário popular”, definiu emocionada, ao receber o troféu que acabará de conquistar.

Ainda nesta categoria originalidade, Adriano Gomes, ficou com o 3º lugar, com a fantasia “Aborígenes, filho da terra, regente da natureza”. A quarta posição ficou com Francis Fabian, com “África Profana” e Rilvan Barbosa obteve a 5ª colocação com “Há um pé de cana na avenida”.

Na categoria luxo Feminino, consagração de Rebeca D-Albine
A carnavalesca Rebeca D-Albine levou o título do concurso de fantasia na categoria Luxo Feminino. Ela conquistou o público e os jurados com “Máscaras, Misticismos, crenças, rituais e alegria”, fantasia elaborada nas cores preta, amarelas e verdes, trabalhadas em strass, centenas de plumas. Adãozinho ficou em segundo com “Glamour, máscara a fantasia do Gala Gay”, apresentado por Pelucy Velmont. Dois trabalhos do carnaval Raí (Ranuldo Galeano) garantiram o 3º (“Canção de Calíope , a música encantada do Olímpico) e o 4º lugares (“A Monarquia espanhola chega ao novo mundo”).


Adãozinho conquista o heptacampeonato na categoria Luxo Masculino


Com a fantasia “Rei Caspiam – A Viagem do Pelegrino da alvorada“ – o carnavalesco Adãozinho conquistou o sétimo título no concurso de fantasias, chegando ao heptacampeonato. Adãozinho se inspirou nos contos de Narnia para criar sua fantasias nos tons violeta, prata e preto toda em paetês, pedras, strass, penas de pavão, plumas, rabo de galo e de faisão imperial, uma alegoria em forma de barco para representar o navio Pelegrino. Diz a lenda, que a bordo desta embarcação o rei Caspiam sai em busca dos sete fidalgos que foram desbravar o Oceano Oriental. Nesta viagem encontram inúmeras aventuras em diversas ilhas ao longo dos mares desconhecidos, habitados por dragões, povos não muito amigáveis e criaturas estranhas.

O segundo colocado teve como tema uma figura sinistra, o Príncipes das Trevas, Lúcifer. A criação é do carnavalesco Carlos Flores, com atuações nos carnavais de Campo Grande e Corumbá. Em terceiro lugar, ficou Toninho Pluma com “O Dragão real, a realeza em forma de fera”. Está fantasia foi confeccionada com 500 metros de strass, 3.500 penas de pavão, 4 mil plumas de avestruz, 400 penas de faisão, 300 broches de strass. Em quarto lugar se classificou Francisc Fabia, com “Nãndejara, senhor da floresta, guardião do Pantanal.

Nenhum comentário: