terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

EJUD-MS fará capacitação para o processo digital

Há pouco mais de um mês, o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, Diretor-Geral da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (EJUD-MS), reuniu-se com representantes de órgãos e entidades essenciais à justiça na tentativa de solucionar algumas questões referentes à utilização do processo digital.

A iniciativa do desembargador é consequência das dificuldades que servidores, advogados, membros do Ministério Público e demais operadores do Direito têm sentido ao trabalhar com as novas tecnologias disponibilizadas pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. A intenção é preparar um curso que capacite a todos que trabalham com o processo digital.

Depois da reunião, da qual participaram representantes do TJMS, do Ministério Público, da OAB/MS, da Procuradoria-Geral do Estado, da Defensoria Pública, além da empresa Portal Educação, especializada em capacitação à distância, uma pesquisa foi realizada com servidores da justiça estadual e integrantes dos órgãos auxiliares do judiciário para saber quais as principais dificuldades enfrentadas.

De acordo com o Des. Ruy Celso, o levantamento das necessidades possibilitará a criação de um modelo genérico que permita a correta e eficaz instrumentalização, educação e capacitação das pessoas. "Das 54 comarcas de Mato Grosso do Sul 37 já tem o processo digital disponível. Até outubro deste ano, as outras 17 comarcas restantes também utilizarão este mesmo recurso. Assim, temos que oferecer condições técnicas de trabalho. Não se pode negar que a digitallização no Poder Judiciário é um caminho sem volta, além de imprimir mais celeridade à prestação jurisdicional.", comentou o diretor-geral da EJUD-MS.

Nos próximos dias, uma equipe do Portal Educação deve compilar os dados da pesquisa e disponibilizar ao EJUD-MS, que providenciará a capacitação.

Nenhum comentário: