segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Natal Presente Plaenge terá espetáculo da Casa de Ensaio

A trupe da Casa de Ensaio mostrará um trecho do seu espetáculo “Conversas Absurdas de Poetas”, amanhã, dia oito, às 19 horas, na Central de Apartamentos Decorados da Plaenge (av. Afonso Pena. 5.523). A iniciativa faz parte da campanha de Natal da construtora que lançou o Circuito Natal Presente Plaenge com apresentações culturais, às terças-feiras. A entrada é um brinquedo ou livro. Toda a arrecadação será doada para as instituições beneficentes participantes. As sugestões de presentes estão no site da Plaenge (www.plaenge.com.br), no link Natal Presente Plaenge.
Para o Circuito Cultural de Natal, a Trupe da Casa de Ensaio apresentará um trecho da montagem que foi resultado da oficina sobre o Teatro do Absurdo, oferecida pela atriz carioca Carol Dória. A peça é baseada no texto "A Cantora Careca", do autor Eugene Ionesco, considerado um dos maiores autores do Teatro do Absurdo. Nesse espetáculo, os alunos trabalham com improvisação, jogos teatrais, música e poesia.
A Casa de Ensaio é um centro cultural e artístico que busca, com a arte, transformar e sensibilizar as pessoas. Desde o ano de 1996, a organização social vem trabalhando com crianças e adolescentes que, de alguma maneira, foram privados de um contato mais íntimo com a cultura e a cidadania. Mais de dois mil jovens já passaram pela Casa de Ensaio que contabiliza 13 espetáculos e uma plateia superior a 65 mil pessoas.

Um Natal repleto de arte e cultura

Lançado no dia 24 de novembro, o Natal Presente Plaenge reúne instituições beneficentes que possuem atividades de arte-educação, ajudando na transformação de muitas crianças e jovens por meio da música, dança e teatro. A Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues foi a primeira a se apresentar. A segunda atração aconteceu no dia 1º de dezembro com o grupo “Dança sobre Rodas”, da Pestalozzi, coordenado pela professora Rita de Cássia Trajano Araújo. O grupo, formado por pessoas com deficiências mentais e físicas, mostrou a interação entre cadeirantes e não cadeirantes em um espetáculo que uniu sensibilidade e beleza.
Para fechar o Circuito, no dia 15, o público poderá assistir novamente à apresentação da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues (FBR). No mesmo dia, se apresenta a Orquestra do Grupo de Incentivo à Cidadania e Qualidade de Vida - “Bem Viver”. Ambas contam com a orientação do maestro Eduardo Martinelli.

A sensibilidade com a música clássica

A Orquestra da FBR foi fundada em 2005 e surgiu com o objetivo de atender jovens do ensino fundamental da rede pública, em situação de risco social, além de oferecer oportunidades de socialização, integração, informação e cultura. A Orquestra Bem Viver, criada em 2008, atende 50 crianças com idade entre 8 e 18 anos. A instituição existe há 11 anos no bairro Nova Lima, tendo a arte como meio de resgate da auto-estima com aulas de balé, artes manuais, informática, inglês, Kung Fu, violino e violão. Hoje são 86 matriculados, sob a orientação das professoras Cibele Rodrigues, Selma Azambuja Pereira e os monitores Devanir Santana Pinto e Marinês Santana Pinto
De acordo com a gerente regional da Plaenge, Ada Maria de Lima além de contribuir para que o público conheça o trabalho artístico das instituições, o Circuito Natal Presente Plaenge é mais uma oportunidade para a sociedade ajudar a fazer um Natal mais alegre para as crianças e jovens atendidos. “A solidariedade está nas ações simples de cada um”, conclui Ada Lima.

Nenhum comentário: