segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Museu da Imagem e do Som inicia hoje curso de Roteiro

A partir desta segunda-feira (7) até sábado (12), acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS) a Oficina de Iniciação ao Roteiro com a roteirista, diretora e produtora Ana Paula Nunes (RJ). Como parte do Ciclo de Formação em Cultura Audiovisual, a oficina acontece das 18 às 23 horas e o valor da inscrição é R$ 20,00.

A ministrante vai oferecer o conteúdo técnico a respeito das teorias da construção dramática por meio de exercícios de análise e discussão sobre as narrativas de curtas e longas metragens. Também será discutida a linguagem cinematográfica e sua implicação na construção de gêneros, enredos, personagens e temas.



A oficina também contará com um exercício coletivo de produção. Após a reflexão teórica, os participantes vão se juntar em grupos para produzir um roteiro de curta-metragem que no último dia será discutido por toda a turma e avaliado pela ministrante.



Ana Paula Nunes faz parte da equipe do Cineduc desde 1998, participando como professora em vários projetos e oficinas de Vídeo e de Linguagem Audiovisual para professores, jovens e crianças. Seus trabalhos mais recentes foram 53 oficinas, em diversos estados brasileiros, no Projeto A Escola vai ao Cinema, do Sesc Nacional, nas Mostras de Cinema de Tiradentes (da 4ª a 12ª edição) e no 36º Festival de Cinema de Gramado.



Ciclo de Formação em Cultura Audiovisual



Proposto pela professora Lúcia Monte Serrat, o Ciclo de Formação em Cultura Audiovisual é financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS) de 2009. É composto por oito oficinas que abordam os aspectos mais relevantes da produção cinematográfica.



Lecionam as oficinas profissionais renomados com vasta experiência na área, que através de uma metodologia atualizada, conduzem 186 horas de atividades de formação teórica e prática sobre a linguagem audiovisual, voltado para o público adulto e infanto-juvenil, visando a contribuir com a construção da cultura e produção cinematográfica em Mato Grosso do Sul.



A próxima e última oficina é de “Criação e Produção de Vídeo” e acontece nos dias 14 a 18 de dezembro, ministrada por Anna Rousaro Trancoso e Ana Paula Nunes.

Nenhum comentário: