segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MIS oferece oficina de "Criação e Produção de Vídeo"

A partir de hoje, o Museu da Imagem e do Som (MIS) fecha o Ciclo de Formação em Cultura Audiovisual com a oficina de “Criação e Produção de vídeo”. As aulas ocorrem de 14 a 18 de dezembro das 18h às 23h e serão ministradas por Anna Rosauro Trancoso e Ana Paula Nunes do CINEDUC.



As ministrantes vão discutir sobre os conceitos de imagem em movimento e, como as linguagens audiovisuais do cinema, vídeo e televisão se estruturam, se formam e atingem o espectador.



Serão introduzidos os elementos primordiais da linguagem audiovisual, tais como planos, angulações e movimentos de câmera, entre outros, através da criação e realização de um curta metragem. Os participantes passarão pelas etapas de criação de roteiro, divisão de equipe cinematográfica, filmagem em formato de vídeo digital e edição.



Ana Paula Nunes faz parte da equipe do CINEDUC desde 1998, participando como professora em vários projetos e oficinas de Vídeo e de Linguagem Audiovisual para professores, jovens e crianças. Seus trabalhos mais recentes foram 53 oficinas, em diversos estados brasileiros, no Projeto A Escola vai ao Cinema, do SESC Nacional, nas Mostras de Cinema de Tiradentes (da 4ª à 12ª edição) e no 36º Festival de Cinema de Gramado.



Anna Rosauro Trancoso é licenciada em Educação Artística e Bacharel em Comunicação Visual pela PUC/RJ, pós-graduada em Arte Terapia (UCAM) e formada em Vídeo na Fundição Progresso e Edição pelo SENAC. Como arte-educadora, trabalhou em diversos projetos em diversos projetos sociais como na Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa, em Santarém, Pará; no Espaço da Cultura Ação da Cidadania e na Ação Comunitária do Brasil (RJ). Além de consultora em mobilização social em Projetos de Assentamento na EMBRAPA – Campos dos Goytacazes (RJ).





Ciclo de Formação em Cultura Audiovisual



A oficina será a 8ª e última das propostas que fazem parte do “Ciclo de Formação em Cultura Audiovisual”, projeto patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul. O ciclo abordou os aspectos mais relevantes da produção cinematográfica, para isso foram convidados profissionais renomados com vasta experiência na área que através de uma metodologia atualizada conduziram 186 horas de atividades de formação teórica e prática sobre a linguagem audiovisual, contribuindo com a construção da cultura e produção cinematográfica em Mato Grosso do Sul.



O investimento é de R$ 20 a as vagas são limitadas a 25 pessoas. Público: a partir dos 15 anos.



Mais informações no Museu da Imagem e do Som, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 – prédio do Memorial da Cultura e da Cidadania, terceiro andar. Telefone: 3316-9178.

Nenhum comentário: