quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Facas Voadoras e Haiwanna são as atrações do Som da Concha

No próximo domingo (13), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) leva para o palco do projeto “Som da Concha” muito rock com as bandas Facas Voadoras e Haiwanna, a partir das 17h30 na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas. A entrada é franca. A iniciativa tem a parceria da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp/Anhanguera), Fundação Manoel de Barros e TV Brasil Pantanal.



Facas Voadoras



A banda Facas Voadoras foi originada da banda Boêmios, extinta em 2007. Com o fim do grupo musical, o baterista Jean Almeida e o vocalista Leonardo Schmidt decidiram seguir com o projeto, e entrou em cena o baixista Diego Boeno. Depois de alguns meses de ensaio, as Facas Voadoras estavam prontas para iniciar. O repertório autoral engloba músicas antigas, que se adequaram à nova formação, e músicas novas elaboradas pelo trio.



O power trio Facas Voadoras passeia por estilos dentre os mais variados, percorrendo o clássico rock dos anos 60 e 70, o surf music e o bop dos anos 50, com levadas de western e garage-rock. Possui canções em português e em inglês, e algumas instrumentais.



Facas Voadoras têm se destacado com frequência na cena de rock independente nacional. Com apenas um ano de existência, foi divulgada em matéria veiculada pelo site Senhor F, uma revista digital de rock reconhecida como expoentes da cena musical atual. Participou em Brasília do renomado festival latino-americano “El Mapa de Todos”, o qual foi listado como um dos mais importantes do ano de 2008 pela revista “BRAVO!”, tocando ao lado de grandes nomes nacionais como “Marcelo Camelo”, “Mundo Livre S/A” e “Macaco Bong”, bem como de artistas reconhecidos da América do Sul como “Turbopótamos (Peru)” e “Babasónicos (Argentina)”. O show foi televisionado ao vivo para toda América do Sul através da rede de televisão “INTEGRACIÓN”.



A banda também foi divulgada na revista de rock “ROLLING STONE”, tanto na versão brasileira quanto na argentina. Apresentou-se no Festival América do Sul em maio deste ano e seu clipe é veiculado na programação da “MTV” aos fins de semana, no programa “LAB BR”. O trio gravou ainda um “Pocket Show” em DVD, idealizado por Higor Ganassin. “Uma guitarra supersônica, uma bateria rasgante e um power-baixo distônico são a nossa empunhadura”, afirma o vocalista Leonardo Schmidt.



Haiwanna



Batizada com uma palavra de origem chinesa que significa “paz” e “harmonia”, Haiwanna integra o cenário roqueiro sul-mato-grossense desde o final de 1997. Com onze anos de estrada, Haiwanna lançou em 2008 o CD “Herrar é Umano”, com incentivo do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Entre os integrantes de Haiwanna figuram Hugo Roberto da Silva Carneiro (vocalista), Ernani Junior, conhecido como Juninho (bateirista); Marcus Dinis Câmara (baixista) e Júlio Vítor (guitarrista).



Haiwanna foi também uma das bandas fundadoras da ABROCK/MS - Associação das Bandas de Rock de Mato Grosso do Sul, que hoje conta com mais de sessenta bandas associadas desenvolvendo um trabalho voltado para a produção própria de bandas de rock em todo o Estado e promovendo eventos beneficentes na Capital. Entre as apresentações da banda estão os projetos Rock no Horto, Show na Praça e o Estação Cultura na Concha Acústica Helena Meireles, em 2005 e 2006. A banda se apresentou, ainda, em várias cidades do interior do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo com suas músicas próprias e no projeto Cena Som, que acontece no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Som da Concha

O Som da Concha é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que prevê apresentação de shows em domingos alternados que dão origem a um programa de televisão gravado ao vivo, exibido pela TV Pantanal no canal 14 da Net. A partir deste mês os shows do projeto serão transmitidos ao vivo pela TV Brasil Pantanal.

Nenhum comentário: