terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Com feriados, apenas Paraguai cotou o milho

 

                                                           Nadia Borges

De acordo com o La Nacion, o avanço desigual da colheita da soja no país começa a preocupar
Por:  -Leonardo Gottems

Com feriados no Brasil, Argentina e Estados Unidos, apenas o Paraguai cotou o milho na segunda-feira, de acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica. Com isso, o mercado espera alta das cotações nesta terça-feira, por geadas na Argentina.



“O mercado espera para amanhã (terça-feira) algum avanço nos futuros do cereal pelas geadas sobre os cultivos da Argentina, ocorridas no sábado, 18, nas províncias de Córdoba, Buenos Aires, Santa Fé, La Pampa e San Luis. Geadas nesta época não são normais no país e deve-se ver o tamanho dos estragos, que, se forem significativos, as cotações do milho deverão operar em alta na sessão desta terça-feira. No Paraguai o plantio de milho da Safrinha de 2023 está paralisada em várias regiões por chuvas”, comenta.


De acordo com o La Nacion, o avanço desigual da colheita da soja no país começa a preocupar o setor agrícola, pois pode afetar outras áreas da cultura. Sonia Tomassone, da Câmara Paraguaia dos Exportadores de Grãos e Oleaginosas (Capeco), mencionou que há um atraso que prejudicaria o plantio do milho.


Tomassone explicou que, atualmente, muito pouco milho ainda está sendo plantado devido ao trabalho que a colheita da soja representa, então ainda não é possível ter os números de quanto milho seria plantado. “É um pouco preocupante já estarmos em meados de fevereiro e ainda não estar sendo plantado”, disse o especialista.


“O representante do grêmio frisou que aos poucos o início da plantação está ficando defasado, então é preciso esperar mês a mês e meio para saber a real situação deste item. Nesse sentido, ele indicou que uma produção menor de milho neste ano pode afetar novamente as exportações, visto que mesmo que haja queda, o consumo interno estaria abastecido, mas, como já foi dito, afetariam os embarques. Por outro lado, ele acrescentou que a entrada da gripe aviária pode representar uma nova variável que gera volatilidade nos preços, por isso garante que o comportamento da doença deve ser analisado”, conclui o portal La Nacion.

Nenhum comentário: