Foto; divulgação Globo
Pipoca Moderna
Ilya São Paulo, um dos protagonistas do remake de “Irmãos Coragem” (1995) na Globo, foi encontrado morto dentro de sua casa nesta terça-feira (31/1), aos 59 anos. Claudia Provedel, esposa do ator, foi quem encontrou o corpo sem vida.2020, como Juarez.
Segundo o ator Anselmo Vasconcelos, que divulgou a notícia da morte em seu perfil no Facebook, Ilya havia passado por uma longa internação no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, para tratar de um grave ferimento no ombro.
Em seu texto na rede social, Vasconcellos contou que Ilya havia sido seu aluno na Escola de Teatro Martins Penna, onde conheceu a esposa, com quem teve uma filha. Ele era filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do ator Irwing São Paulo, que faleceu precocemente aos 41 anos de idade.
Ilya São Paulo nasceu em 13 de setembro de 1963, na cidade baiana de Feira de Santana. Ele era ator de cinema, teatro e televisão, e fez sua estreia nas telas aos 11 anos de idade, figurando como trombadinha no filme “O Amuleto de Ogum” (1974), de Nelson Pereira dos Santos.
Vivo Fibra com Wi-Fi grátis
Publicidade
Vivo
O primeiro trabalho na televisão foi na Globo, em 1992, como um dos personagens da novela “Perigosas Peruas”. Em 1995, fez o seu papel mais famoso como um dos protagonistas de “Irmãos Coragem”. Na emissora, ele acabou se especializando em minisséries, estrelando “Os Maias” (2001), “A Casa das Sete Mulheres” (2003), “Hoje É Dia de Maria” (2005) e “JK” (2006), entre outras produções.
Paralelamente, continuou filme longas importantes, como “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil” (1997), de Paulo Thiago, “Villa-Lobos: Uma Vida de Paixão” (2000), de Zelito Viana, “As Tranças de Maria” (2003), de Pedro Carlos Rovai e “Brasília 18%” (2006), em que voltou a trabalhar com Nelson Pereira dos Santos.
Depois disso, foi para a Record, onde trabalhou em “A Lei e o Crime” (2009) e “Betty, a feia” (2009). Retornou pra Globo em 2012, no remake de “Gabriela”, e participou de novas séries, incluindo “Onde Nascem os Fortes” (2018) e “Ilha de Ferro” (2019).
Sua última aparição foi em “Amor de Mãe”, onde interpretou Juarez, o cunhado que tem um atrito com Lurdes (Regina Casé) quando ela volta à cidade de Malaquias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário