terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Com safra recorde e exportação histórica, Brasil reduz dependência externa de trigo

 

Canal Rural

Nos últimos cinco anos, o volume exportado de trigo pelo Brasil aumentou exponencialmente em relação às importações, o que indica a redução da dependência externa do cereal. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira deve bater recorde este ano, com 9,8 milhões de toneladas.


Diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira destacou a “intensa, ativa e crescente” participação do Brasil no comércio de trigo — em produção, importação e exportação. Ele falou sobre o tema no boletim ‘AgroExport’, que foi ao ar na edição desta terça-feira (17) do telejornal ‘Mercado & Companhia’.



Ferreira frisou que, no comparativo com 2018, o volume de importação do cereal pelo Brasil saiu de 6,8 milhões de toneladas para 5,71 milhões de toneladas em 2022, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Ou seja: queda de cerca de 15%. Na parte de exportações, entretanto, aconteceu o inverso. De apenas 220 mil toneladas embarcadas para o exterior há cinco anos, o volume subiu para 3,07 milhões de toneladas em 2022.


“[Esse crescimento representa] quase três vezes o ano retrasado [2021] e quase seis vezes o ano de 2020”, destacou o apresentador do ‘AgroExport’. “O Brasil está produzindo mais trigo e isso faz com que o mercado esteja muito ativo. Se eu tenho o preço internacional alavancado em dólar, eu vou, sim, vender o meu trigo”, exemplificou o diretor do Canal Rural.


Movimentação recorde

“O fato é: produzindo mais, nós vamos importar menos, mas também vamos participar do mercado de exportação”, observou Ferreira. Nesse sentido, de aumento da produção e da exportação de trigo pelo Brasil, ele avisou: 2022 marcou o recorde do país na movimentação do cereal (soma de importações e exportações), com 8,78 milhões de toneladas movimentadas. Em 2021, a saber, o volume ficou na casa das 7,34 milhões de toneladas.


Fatores externos ajudam a impulsionar as exportações brasileiras de trigo

Questionado pela apresentadora Pryscilla Paiva, Giovani Ferreira afirmou que a quebra de safra da Argentina, que enfrenta estiagem, auxiliou no aumento da exportação de trigo pelo Brasil. Para ele, contudo, o principal fator para isso foi a guerra entre Rússia e Ucrânia. Isso porque, iniciado em fevereiro do ano passado, o conflito afetou a produção do cereal por parte dos dois países do leste europeu. “A Rússia já chegou a exportar [em um único ano] 40 milhões de toneladas de trigo”, frisou.

Nenhum comentário: