quinta-feira, 13 de junho de 2013

Médicos usam cola para salvar bebé com aneurisma cerebral

Médicos usaram uma supercola para salvar a vida de uma menina na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. O bebê tinha um aneurisma (uma dilatação anormal de um vaso sanguíneo) do tamanho de uma amêndoa no cérebro. As informações são da agência Reuters e do site da Fox News.

Segundo os médicos, a condição é muito rara em recém-nascidos, já que costuma levar anos para se desenvolver. Os especialistas descobriram o aneurisma em Ashlyn Julian quando ela tinha três semanas de vida.

Um dos problemas que os cirurgiões enfrentaram foi a falta de ferramentas adequadas para tratar o problema, já que elas não são feitas para o tamanho de bebês. Contudo, Ashlyn teve uma hemorragia e precisou passar por uma cirurgia, o que obrigou os médicos a usar as menores ferramentas para adultos disponíveis.

Os especialistas decidiram não abrir o crânio da menina. Para isso, eles utilizaram um cateter inserido em um vaso sanguíneo do quadril. Com o auxílio de um equipamento de imagem, o cirurgião guiou o equipamento pelo vaso e depois pelo cérebro. Ele então usou a cola, que secou em segundos, para criar um canal interno e "selar" o aneurisma.

"É literalmente o mesmo composto da supercola que você encontra em uma loja", diz o neurocirurgião Koji Ebersole, que destaca que a substância é esterilizada. Os médicos do hospital da universidade acreditam que menos de 20 casos como o da menina foram documentados, e este é possivelmente o primeiro a usar a supercola. "Eu não consigo expressar quanta sorte e o quão abençoados nós somos", diz Gina Julian, mãe da menina.

Terra

Nenhum comentário: