quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mais Cultura nas Escolas,mantém inscrições até o fim mês

FCMS
O Ministério da Cultura e o Ministério da Educação mantém abertas até o dia 30 de junho as inscrições para o Programa “Mais Cultura nas Escolas”, lançado no mês passado.

Mais Cultura nas Escolas é o encontro de iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil. Artistas, mestres das culturas populares, cinemas, pontos de cultura, museus, bibliotecas, arte educadores podem elaborar Planos de Atividade Cultural em diálogo com projetos e eixos temáticos do projeto para democratizar o acesso à cultura e contribuir à qualificação do ensino básico.

As atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola por no mínimo seis meses, valendo-se das mais diversas linguagens artísticas (música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais) e manifestações da cultura (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, mestre e saberes populares).

Poderão se inscrever 34 mil escolas ativas nos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador (MEC) até 2012. As inscrições serão feitas por meio do SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação). Serão selecionados 5 mil projetos em 2013.

Os projetos contemplados receberão valores entre R$ 20 mil e R$ 22 mil, calculados conforme o número de alunos matriculados na escola e que poderão ser  gastos também na contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas. Os recursos serão pagos via PDDE/FNDE (Programa Dinheiro Direto na Escola/ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) sendo, portanto, repassados direto às escolas.

Tanto iniciativas culturais como escolas poderão inscrever somente um único projeto, elaborado conjuntamente com um (a) única parceira (o).

Com relação aos projetos elaborados conjuntamente por escolas e iniciativas culturais deverão ser inscritos via Sistema Integrado de Monitoramento e Controle do Ministério da Educação (SIMEC), no endereço simec.mec.siov.br.

As inscrições estarão abertas até dia 30 de junho. A parceria com iniciativas culturais (indivíduos, grupos ou entidades) com experiência documentada é condição obrigatória para inscrição.

Nenhum comentário: