sábado, 22 de junho de 2013

Anac diz,Aéreas reduzem voos e batem recorde de ocupação de aviôes

Folhapress

As empresas aéreas do país bateram em maio o recorde de ocupação de assentos dos seus aviões, informou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Segundo comunicado da agência, o índice de ocupação das aeronaves em voos nacionais chegou a 74,03% no mês passado pela primeira vez na série histórica que começa em 2000.

A líder do mercado continua sendo a TAM, que tem 39,5% da ocupação dos aviões, seguida pela Gol, com 35,3%. A TAM ganhou mercado (um ponto percentual) enquanto a Gol perdeu (quatro pontos percentuais), considerado que no ano passado ela operava com a Webjet (já extinta).

Avianca e Azul continuam aumentando sua participação e alcançaram 7,1% e 13,3% do mercado, respectivamente. No ano passado tinham 5,1% e 11,1%. A Trip, que opera em conjunto com a Azul, tem 4% do mercado. Outras quatro empresas aéreas nacionais alcançam 0,6% de participação.

O recorde de ocupação dos aviões ocorre devido à forte redução que as companhias aéreas estão implementando no número de assentos disponíveis.

Corte de Custos 
No mês passado, o índice de disponibilidade de assentos caiu 4% em relação a maio de 2012. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2013, a queda já é de 6,4%. A quantidade de assentos disponíveis caiu em 8 dos últimos 9 meses. A TAM foi quem mais diminuiu assentos disponíveis, com queda de 10% em relação a maio de 2012.

A redução do número de assentos decorre pela menor quantidade de voos disponíveis. A intenção das duas maiores empresas do mercado é cortar custos já que estão há dois anos apresentando seguidos prejuízos em seus balanços.

A queda no número de assentos vinha afetando os preços das passagens aéreas que pararam de cair no ano passado após este movimento. Mas a Anac está sem divulgar a tarifa média das empresas aéreas nacionais desde setembro de 2012, não sendo possível averiguar se a redução dos assentos teve efeito também nos preços.

A Anac não divulga o número de passageiros que utilizaram os vôos, apenas o índice de ocupação. A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) informou no início da semana que teve 6,4 milhões de passageiros em maio, número 2% superior à quantidade de abril. A Associação não divulgou os números de maio do ano passado.

Nenhum comentário: