sábado, 25 de abril de 2009

Musical “Jovens de toda sorte” retrata anos 60 no Cena Som

O espetáculo \"Jovens de toda sorte\", da Trupe da Casa de Ensaio, é a próxima atração do Cena Som, projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) que leva apresentações artísticas de música, teatro e dança para o Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento será realizado na próxima quinta-feira (30), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian. O show tem classificação livre e duração de aproximadamente 50 minutos.

O espetáculo é um musical de época (1968), onde os jovens só queriam mudar o mundo, contando a história de um jovem artista (Tom) que sai do interior do Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul) e vai para o Rio de Janeiro em busca de novos conhecimentos. Chegando lá, conhece Leninha, moça revolucionária e fã de Leila Diniz, que irá apresentar à Cidade Maravilhosa.

A praia, palco principal de todas essas ações é onde o rapaz terá contato com as mais diferentes tribos e movimentos musicais e culturais, se envolvendo desde protestos contra a ditadura até um dos famosos festivais da canção que marcou a época. Um dialogo que permeia a cultura e a arte juvenil desse ano. Simples e emocionante, um espetáculo para toda família.

O espetáculo celebrou em 2008, os 40 anos do maio de 68, retratando a juventude e os ideais da época por meio das músicas que marcaram aquela geração. São flashes de diferentes momentos que ajudaram a compor o imaginário e a cultura da década de 60, indo desde o movimento de renovação cultural até a repressão de ideais políticos.

Com texto de Artur Monteiro de Barros e encenação de Lais Dória, esse espetáculo conta com os atores e equipe técnica da Trupe da Casa, iluminação de Jorginho de Carvalho, figurinos da Família Ana Jordão, coreografia de Gisela Dória, direção musical de Edineide Dias e trilha sonora de Júlio Balsini.

Casa de Ensaio: É um centro cultural e artístico localizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul que desde 1996 trabalha com a sensibilização e transformação de crianças e adolescentes por meio da arte, em especial o teatro. A organização nasceu com um trabalho voluntário bem sucedido. De início, o objetivo era ”ajudar” através da realização de jogos teatrais, crianças simples, residentes na periferia da cidade. Das primeiras experiências com os jogos teatrais, o projeto evoluiu, para o Curso de Arte & Cidadania. Os alunos-atuantes são jovens de toda sorte, vindos de diferentes regiões da cidade e que de alguma maneira foram privados de um contato mais íntimo com a cultura e a cidadania. O público-alvo são estudantes da rede pública de ensino, que chegam na Casa com idade entre 10 e 12 anos e participam de um curso de Arte & Cidadania com duração de cinco anos consecutivos patrocinado por empresas responsáveis socialmente. Cerca de 1.000 jovens já foram atendidos pela Casa de Ensaio.

Trupe da Casa: É um grupo de ex-alunos, jovens atores de Campo Grande que completaram o curso de arte cidadania, selecionados pela Casa de Ensaio e desde 2007 vem se profissionalizando. Eles atuam também como artistas-educadores e ou alunos monitores dentro dessa organização. Com o objetivo geral de provocar novos conhecimentos sobre as questões contemporâneas universais para valorização do regional. A Trupe já participou do Festival América do Sul, FESTCAMP (Festival Nacional de Teatro de Campo Grande) entre outros eventos culturais na capital e no interior do Estado.

Os ingressos custam R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia) e podem ser obtidos antecipadamente na Casa de Ensaio que fica na rua Padre João Crippa, 1699 – centro ou na bilheteria 1 hora antes do espetáculo. Mais informações podem ser obtidas no Casa de Ensaio pelo telefone 3384-4843 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792.

Nenhum comentário: