sexta-feira, 10 de abril de 2009

Dia 13 começa,a semana da Dança

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, a Fundação de Cultura deMato Grosso do Sul (FCMS) convida para a III Semana pra Dança, de 13 a19 de abril, com programação que reúne espetáculos nacionaispremiados, capacitação para criadores, mostras de vídeos e outrasatividades. Na ocasião, será lançado ainda o livro “Vozes da Dança”,com perfis de bailarinos, coreógrafos e produtores culturais da dançasul-mato-grossense. Toda a programação é gratuita.
Nos dias 13, 14 e 15, haverá a mostra de vídeos “Dentro, perto e emalgum lugar com a dança”, com documentários, videodanças e programaçãoinfantil. A proposta é unir produções locais com o que de melhor setem produzido nacional e mundialmente. Entre as produções nacionais,estão videodanças premiadas no projeto Rumos, do Itaú Cultural, e omais recente trabalho para televisão sobre a dança brasileira “Figurasda Dança”, parceria entre a Fundação Padre Anchieta e São Paulo Cia deDança. Haverá ainda documentários do acervo do Goethe Institut,parceiro também da mostra, junto com o Curso de Pós Graduação em Dançade UCDB, Itaú Cultural, São Paulo Cia de Dança.
Pela manhã haverá a mostra infanto-juvenil, das 9h às 11h no SescHorto, na rua Anhanduí, 200, Centro, com exibições de obras como “Péde moleque”, do Rumos Itaú Cultural (2005) e “O que é Dança?”, daGinga Cia. de Dança. À tarde, as apresentações serão livres, incluindoos vídeos da mostra infanto-juvenil e outras para público em geral, noauditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Memorial da Cultura,das 15 às 17h. À noite, das 19 às 21 na Unidade Centro da UniversidadeCatólica Dom Bosco, serão exibidos filmes mais específicos parapúblico apreciador da arte da dança, com obras históricas eexperimentais.
Nos dias 16, 17 e 18, o curso “Investigações Coreográficas” vaifomentar a capacidade investigativa na criação coreográfica decriadores e intérpretes. Promovido pela Funarte e ministrado porEsther Weitzmann e Roberto Pereira, o workshop de criação, composiçãoe pesquisa coreográfica é voltado para profissionais e estudantes dedança. Realizado no Memorial da Cultura e da Cidadania, na AvenidaFernando Correa da Costa, 559, das 15h às 19h na quinta e na sexta eno sábado das 9h às 13h e 15h às 19h.
Esther Weitzman é especialista em Arte e Filosofia (PUC/RJ, 2006),formada em dança pela Escola Angel Vianna e em Educação Física pelaUniversidade Gama Filho. Atualmente, integra o corpo docente do Cursode Licenciatura em Dança e do Curso de Teatro da UniverCidade (RJ)além de ser professora de dança contemporânea na PUC/RJ. RobertoPereira é crítico de dança do Jornal do Brasil e coordenador do Cursode Licenciatura em Dança da UniverCidade (RJ); doutor em Comunicação eSemiótica (PUC/SP) e mestre em Filosofia (Universidade de Viena –Áustria), é autor de diversos livros sobre dança, entre eles Aformação do balé brasileiro (FGV, 2003).
No dia 16, às 20h, o projeto Cena Som vai apresentar “Tudo o queimagino sobre a morte”, o mais novo trabalho de Esther Weitzman econvidados. O ensaio aberto apresenta três bailarinos-criadoresexperientes contracenando juntos, em um trabalho onde a questão damorte física e emocional acompanha toda a dramaturgia a partir de umapesquisa minuciosa dos próprios corpos do grupo em cena. Sãoprofissionais com mais de quarenta anos de idade que, nesse momento,questionam sua relação com a dança, partindo de suas especificidadesem relação ao uso do corpo no espaço e da consciência dastransformações impostas pela passagem do tempo no corpo, e dasmudanças daí advindas na movimentação. O espetáculo será no TeatroAracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 deagosto, 453. Recomendável para maiores de 14 anos.
No dia 17, às 19h, no Memorial da Cultura e da Cidadania, será lançadoo livro “Vozes da Dança”, que traz perfis de bailarinos, coreógrafos eprodutores culturais que fizeram a história da dança cênica no estado.Com objetivo de registrar e divulgar a memória da dançasul-mato-grossense, todos os textos da publicação foram produzidos apartir do depoimento destes 18 artistas, buscando reconstruir suashistórias de vida por meio de suas impressões pessoais, avaliações elembranças, com pesquisa de diversos autores e coordenação daAssessoria de Comunicação da FCMS.
No dia 19, às 19 horas, é a vez de “Isabel Torres”, espetáculo doconsagrado coreógrafo francês Jérôme Bel. Colocando no centro do palcoa bailarina do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,Isabel Torres, promove, por meio de sua autobiografia – com históriasde vida e fragmentos de coreografias já encenadas por ela – umareflexão maior sobre a dança e o dançarino. O monólogo é uma recriaçãodo espetáculo produzido originalmente para Ópera de Paris em 2004,tendo como bailarina escolhida Veronique Doisneau, e já foiapresentado, em sua versão francesa, nos melhores festivais europeus.“Isabel Torres” é a primeira criação deste coreógrafo para umacompanhia da América Latina. Com patrocínio do Sesc de MS, oespetáculo será no Teatro Prosa/SESC Horto.
“A Fundação de Cultura de MS celebra a semana dança trabalhando-a emvários aspectos, da formação, informação e do registro, valorizandodesta forma o trabalho e a atividade dos grupos que atuam em MatoGrosso do Sul”, comentou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.
Toda a programação é gratuita. Informações, ingressos e reservas pore-mail (releoni@gmail.com) ou telefone: 3316-9169.

Nenhum comentário: