segunda-feira, 20 de abril de 2009

Lula virá ao Estado em maio para reativação do Trem do Pantanal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar, no dia 8 de
maio, da solenidade de reativação do Trem do Pantanal, conforme
garante o governo de Mato Grosso do Sul, que conclui até o dia 25
deste mês a pavimentação da via que dá acesso à estação ferroviária do
Indubrasil e a revitalização do prédio.

A execução desse projeto foi fundamental para a reativação do Trem do
Pantanal, cuja primeira viagem está programada para o próximo dia 8.

Para o governo, a volta do trem de passageiros reforça o potencial
turístico do Estado, impulsionando a economia de vários municípios.

Os trabalhos tiveram início em fevereiro deste ano. Em apenas dois
meses os operários trabalharam em ritmo acelerado para garantir a
pavimentação do pátio central, construção de uma avenida de pista
dupla, ligando a estação até a rodovia BR-262, a reforma do terminal
de passageiros e o paisagismo do local.

No total estão sendo investidos cerca de R$ 1,6 milhão. Para garantir
a pavimentação da avenida de acesso, será demolido um posto fiscal da
receita estadual, atualmente sem utilização pública.

Além desta obra, em Campo Grande, o governo do Estado também está
concluindo obras nas quatro estações ferroviárias que integrarão o
trajeto do Trem do Pantanal: Piraputanga, Aquidauana, Taunay e
Miranda, cujos prédios foram restaurados e o locais, que estavam
totalmente abandonados, foram urbanizados. No projeto, foram
respeitadas todas as normas dos órgãos de preservação histórica
visando conservar o patrimônio arquitetônico original.

A reativação do trem como atração turística é um projeto de parceria
de prefeituras, do Estado e da União. “Após um bom tempo de
contingência financeira, esta é a hora de colocar em prática um
projeto que transforma e profissionaliza ainda mais o turismo de Mato
Grosso do Sul”, comentou o secretário de Governo, Osmar Jerônymo, em
recente visita à estação.

A estação ferroviária do Indubrasil, substitui a antiga, localizada no
centro de Campo Grande, que foi inaugurada em 1936, sob
responsabilidade da empresa NOB (Noroeste do Brasil). Após a
privatização, no início da década de 90, o transporte de passageiros
foi suspenso, ficando desativado até hoje.

O trem deixou de circular pelo centro de Campo Grande, quando o então
prefeito André Puccinelli concluiu o contorno ferroviário Na época, a
prefeitura de Campo Grande fez permuta, ficando de posse de terreno e
patrimônio predial da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade
Anônima) e, em troca, construiu o terminal de transbordo no
Indubrasil.

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