domingo, 19 de abril de 2009

Bens culturais da Itália correm risco sísmico

da Ansa, em Roma
A Catedral de Florença, a Vila Adriana situada perto de Roma ou a Praça dos Milagres, onde se ergue a torre de Pisa, são alguns dos edifícios artísticos italianos --entre 140 mil e 150 mil, segundo estimativas--, que correm risco sísmico, afirmou o Ministério Italiano da Cultura.
Segundo técnicos do ministério, pelo menos 60% dos bens culturais na Itália estão ameaçados em caso de um terremoto. Entre este patrimônio, estão tesouros mundialmente conhecidos, como as torres de San Gimignano, a Galeria degli Uffizi de Florença ou a Vila D'Este no Lazio.
Os técnicos do ministério, junto com a Defesa Civil, elaboraram em 2007 as diretrizes para a verificação e a redução do risco sísmico para o patrimônio cultural, que foram posteriormente adotadas em uma norma que impõe a verificação da vulnerabilidade do patrimônio antes de dezembro de 2010.
Este foi o assunto tratado nesta sexta-feira (17) em um congresso organizado na Casa da Arquitetura, 11 dias após o terremoto que devastou a região italiana do Abruzzo.

Nenhum comentário: