quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Morre o jornalista Luiz Orlando, aos 84 anos

 Poder 360


O jornalista Luiz Orlando Carneiro morreu nesta 5ª feira (12.jan.2023), em Brasília, aos 84 anos. Carneiro era referência na cobertura jornalística do Judiciário brasileiro, notadamente por reportagens sobre decisões do STF (Supremo Tribunal Federal).


Em nota, os ministros da Corte e outras autoridades do Judiciário lamentaram a morte e prestaram homenagens ao jornalista. A presidente do STF, ministra Rosa Weber, disse que o jornalismo “perde uma grande referência e um profissional que sempre será exemplo para as próximas gerações”.


“A imprensa brasileira e, em especial o STF, são devedores da competência, inteligência e seriedade de Luiz Orlando Carneiro”, disse o ministro Alexandre de Moraes. O advogado-geral da União, Jorge Messias, também prestou solidariedade aos familiares pela morte do jornalista.


“Recebi com pesar a notícia do falecimento do jornalista Luiz Orlando Carneiro. Profissional respeitado e admirado pelos colegas de profissão e por toda a comunidade jurídica, sempre se pautou pela elegância e cortesia no trato com suas fontes de informação e com todos os que tiveram a sorte de com ele conviver. Manifesto meus sinceros sentimentos a todos familiares e amigos”, disse Messias.


Luiz Orlando Carneiro formou-se em direito no Rio de Janeiro em 1958 e, no mesmo ano, entrou no Jornal do Brasil como estagiário. Começou como setorista no aeroporto do Galeão e, 5 anos depois, em 1963, passou a cobrir o Itamaraty.


Já em 1964, chegou à chefia de reportagem do Jornal Brasil, onde foi editor-executivo e também comandou a redação. Depois de 15 anos, mudou-se para Brasília para comandar uma filial do jornal. Por fim, em 2014, foi contratado pelo portal Jota, onde permaneceu até dezembro de 2022.


Orlando também era entusiasta de jazz e publicou vários livros sobre o estilo musical.


Leia as mensagens dos ministros do STF sobre a morte de Luiz Orlando:


Rosa Weber

“Com tristeza, manifesto sinceros sentimentos pela perda do excepcional jornalista Luiz Orlando Carneiro. Retratou o Supremo Tribunal Federal diariamente por quase 3 décadas, sempre com respeito à Corte e seus integrantes, levando a informação correta aos brasileiros. Em nome da Suprema Corte, registro que o jornalismo perde uma grande referência e um profissional que sempre será exemplo para as próximas gerações”.


Luís Roberto Barroso

“Conheci Luiz Orlando Carneiro quando ele estava na direção do Jornal do Brasil e o encontrei algumas vezes na cobertura jornalística diária do Supremo Tribunal Federal. Luiz Orlando tinha duas virtudes que dignificam o jornalismo: integridade e isenção. Gentil e respeitoso, retratou a atuação do Supremo Tribunal Federal sempre comprometido com a verdade. Uma grande perda para o jornalismo, para o Supremo e para o Brasil.”


Gilmar Mendes

“Registro com imenso pesar o falecimento de Luiz Orlando Carneiro. O decano da cobertura jornalística do Supremo Tribunal Federal foi também o inventor dessa atividade. Seu uso elegante do vernáculo, o domínio do campo jurídico e a assertividade na análise vão fazer muita falta ao jornalismo. Sua personalidade afável, o largo conhecimento humanístico e a sofisticada cultura jazzística, farão mais falta ainda ao Brasil”.


André Mendonça

“Meus mais profundos sentimentos aos familiares e amigos do grande jornalista Luiz Orlando Carneiro. Rogo para que Deus os abençoe e que as sementes do seu trabalho continuem a inspirar o bom jornalismo, indispensável à nossa democracia”.


Luiz Fux

“Manifesto meus sinceros sentimentos pela partida do grande jornalista Luiz Orlando Carneiro. Realizou a cobertura jornalística diária do Supremo Tribunal Federal por 30 anos com profissionalismo, isenção e seriedade. Perda irreparável para o jornalismo e para o Brasil, deixa um grande exemplo para a profissão”.


Alexandre de Moraes

“A imprensa brasileira e, em especial o STF, são devedores da competência, inteligência e seriedade de Luiz Orlando Carneiro, que em 30 anos de cobertura jornalística da Corte estabeleceu um importante paradigma de atuação junto aos Tribunais. Meus sentimentos à família e aos amigos”.


Nunes Marques

“Registro com imenso pesar o falecimento do jornalista Luiz Orlando Carneiro, que acompanhava o funcionamento diário do Supremo Tribunal Federal e do Poder Judiciário nas últimas décadas. Um dos jornalistas com mais tempo de profissão em Brasília, escrevia com propriedade e competência sobre as questões do direito. Deixo meus sinceros sentimentos aos amigos e familiares”.


Edson Fachin

“Lamento a perda de Luiz Orlando Carneiro, jornalista que exerceu o ofício com dedicação à profissão e acurácia no trato com a notícia. As quase três décadas de sua trajetória dedicadas a retratar o Supremo Tribunal Federal foram de trabalho, respeito e integridade. Fica, para as novas gerações da imprensa, o exemplo de quem soube cumprir a vida.”

Nenhum comentário: