quinta-feira, 9 de setembro de 2021

UFMS vai abrir mais de 5 mil vagas em três formas de ingresso em 2022

 



Instituição voltará a usar o Sisu para ingresso no primeiro semestre letivo em 10 municípios do Estado

Gabrielle Tavares, Naiara Camargo


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) vai abrir 5.525 vagas para ensino superior em 10 municípios do Estado para ingresso em 2022.


Além disso, a previsão é que as atividades presenciais sejam retomadas em março de 2022, de acordo com o reitor da Instituição, Marcelo Turine.


Os municípios com unidades da instituição são Corumbá, Aquidauana, Campo grande, Nova Andradina, Três Lagoas, Chapadão do Sul, Paranaíba, Naviraí e Coxim.


Turine informou que houve aumento de 5% no quantitativo de vagas em 2021, e que para 2022 a unidade voltará a usar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso no primeiro semestre.


No ano passado, o formato só foi utilizado no segundo semestre.


"Foi uma excepcionalidade, então continuamos com o processo com uma governança muito boa, muito positiva no Mato Grosso do Sul", disse Turine.


Interessados também poderão se candidatar as vagas pelo Vestibular UFMS e pelo Programa de Avaliação Seriada Seletiva da UFMS (PASSE).



O PASSE é um formato inserido recentemente na entidade, onde estudantes do Ensino Médio de todo o Estado fazem provas ao fim de cada ano letivo e quando se formam, a média das notas são usadas para ingressar em um curso superior.


A distribuição das vagas entre os processos de ingressos foram distribuídas da seguinte forma:


Vestibular: 60% das vagas;

PASSE: 20%;

Sisu: 20%.

"A prioridade é o Sisu, sobrando vagas no PASSE, a prioridade é o Sisu. Caso sobre vagas ou tenha disponibilidade, serão dadas para quem fez Enem nos últimos 5 anos, então são varias ferramentas para que nossos alunos possam entrar na universidade", afirmou o reitor.


Universidade realizou evento na manhã desta quinta-feira (9) para anunciar as vagas - Bruno Henrique/Correio do Estado

 

Vestibular e PASSE

As inscrições serão on-line e abertas no dia 8 de novembro deste ano para os dois processos. A taxa de inscrição será de R$ 120 reais, e o período para solicitação de isenção será até 17 de novembro.


As provas do vestibular serão no dia 5 de dezembro, e do PASSE no dia 12 do mesmo mês, ambos das 8h às 13h.


A previsão para divulgação do resultado final é 9 de fevereiro de 2022.


Aulas presenciais

Cursos da área da saúde retomaram as aulas presenciais em agosto deste ano seguindo todos os protocolos de biossegurança impostos pela pandemia.


“Minha perspectiva é que iniciemos 2022, tudo dependendo das condições sanitárias, em março de forma presencial", afirmou Turine.


"Não dá para programar muito mas a nossa programação nesse contexto de uma pandemia é voltar às aulas presenciais em março de 2022”, acrescentou.


As atividades presenciais estão paralisadas desde 17 de março de 2020 devido ao surto do vírus da Covid-19. 


*Colaborou Alicia Miyashiro

Nenhum comentário: