domingo, 26 de setembro de 2021

F1: Chuva agita voltas finais, Hamilton vence na Rússia e conquista 100ª vitória

 


Band.


Lando Norris deixou vitória escapar nas voltas finais ao tentar se segurar com os slicks no asfalto molhado


Lewis Hamilton conquistou neste domingo uma vitória surpreendente no Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1. O britânico da Mercedes fez uma largada ruim, mas conseguiu um ritmo competitivo, e acabou beneficiado pela chuva no fim.


Nas voltas finais, o heptacampeão levou a melhor ao antecipar a troca de pneus. Lando Norris vinha liderando com a McLaren, mas tentou se segurar com os slicks, mesmo com o asfalto já molhado. Acabou inclusive fora do pódio.



No fim, Hamilton ficou com o primeiro lugar e conquistou sua 100ª vitória na história da categoria. Max Verstappen completou em segundo. Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio.


A 15ª etapa da temporada 2021 foi novamente atração na tela da Band, com narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson e reportagem de Mariana Becker direto de Sochi. Uma transmissão que fez o fã da F1 não perder nenhum detalhe, desde antes da largada até o fim da festa do pódio.



1. Disputas na ponta atrapalham Hamilton


A largada teve Lando Norris largando bem para manter a ponta, com Carlos Sainz chegando a perder a segunda posição para George Russell. No entanto, na disputa entre Ferrari e Williams, Lewis Hamilton ficou sem espaço e caiu do quarto para o sétimo lugar.


No fim, Sainz se recuperou, e não apenas recuperou a segunda posição como ainda tomou a liderança de Norris. Atrás do trio, Lance Stroll se deu bem: largou do sétimo lugar, ultrapassou Daniel Ricciardo e Lewis Hamilton e se aproveitou da escapada de Fernando Alonso para assumir a quarta posição. Na segunda volta, Hamilton passou Alonso.


2. Verstappen escalando o pelotão


O holandês da Red Bull largou da 20ª posição, após uma punição. E a Mercedes optou por trocar o motor de Valtteri Bottas, que caiu para 16º no grid, de forma a colocar o holandês para atrapalhar o rival.


Só que não deu muito certo. Verstappen fez um começo de prova competitivo e não demorou a ganhar posições. Na volta 7, ultrapassou Bottas e ganhou a 14ª posição. Na volta 10, já era o 12º colocado.


O australiano parou na volta 23 e viu a McLaren se complicar. Voltou em 14º lugar, e viu Hamilton herdar o segundo lugar com mais tranquilidade.


4. Trocas pela liderança


Tanto Hamilton quanto Verstappen entraram nos boxes na volta 27, quase ao mesmo tempo - o britânico entrou e saiu antes. No fim, o piloto da Mercedes voltou em nono, enquanto o rival da Red Bull voltou em 12º lugar. Entre eles, Daniel Ricciardo e George Russell. O piloto da Williams rapidamente foi superado.


Lando Norris parou na volta 29 e conseguiu uma troca de 2s9. Voltou na quarta posição, atrás de três pilotos que não tinham parado: Sergio Perez, Fernando Alonso e Charles Leclerc.


Quando Perez e Alonso pararam na volta 37, Hamilton já estava na cola. Assim, Norris e Hamilton assumiram as duas primeiras posições.


5. Chuva decide nas voltas finais


Nas voltas finais, a chuva finalmente chegou e apimentou de vez a prova. Norris chegou a escapar da pista na volta 47 e viu Hamilton encostar de vez, chegando a diminuir a diferença para 0s3. Na volta 48, o britânico da McLaren escapou de novo, e o rival da Mercedes decidiu entrar nos boxes para trocar pneus na volta 49.


Norris seguiu na pista para tentar segurar a liderança com pneus slick – a ponto de discutir com a equipe pelo rádio. Sergio Perez, a essa altura terceiro, também seguiu. Pilotos como Lance Stroll e Pierre Gasly não conseguiam se segurar na pista.


Com a chuva cada vez mais forte, Norris não conseguiu se segurar na pista e rodou na volta 51. Hamilton, com pneus de chuva, assumiu a liderança com tranquilidade. No fim, cruzou a linha de chega em primeiro e venceu pela 100º vez na Fórmula 1.

Nenhum comentário: