sábado, 25 de setembro de 2021

A Honda traz para o Brasil o Accord Hybrid, inaugurando no país a revolucionária tecnologia e:HEV

 






O novo Accord chega em versão única, com preço sugerido de R$ 299.900

Daniel Dias/AutoMotrix

Segundo modelo mais longevo da Honda, atrás apenas do Civic, o Accord desembarca no Brasil com a versão híbrida e:HEV – é o primeiro carro da marca japonesa no país que combina motores a combustão e elétricos. 


O novo Accord estará disponível em versão única e as vendas serão iniciadas ainda este mês, com preço de R$ 299.900 – com exceção do Estado de São Paulo e da cidade de Manaus, que têm diferenciações tributárias. 



O Accord foi o primeiro automóvel de uma marca oriental a ser fabricado nos Estados Unidos e está em produção em Marysville (Ohio) desde novembro de 1982. 


Também foi o primeiro veículo comercializado oficialmente pela Honda no Brasil, desde 1992.


O sedã grande é um dos três carros híbridos que a Honda planeja lançar no Brasil até 2023, dentro de seu plano de eletrificação para o mercado local. 



Como parte da estratégia global, a Honda investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento para se aproximar da mobilidade com zero emissões de carbono. 


O objetivo é atingir a neutralidade de carbono em todos os produtos e atividades corporativas até 2050. 


Para isso, foi estabelecida a Honda e:Technology, para buscar a eletrificação de alta eficiência. 



Sob o guarda-chuva da nova marca está a tecnologia e:HEV, dotada de dois motores elétricos e um a combustão de ciclo Atkinson 2.0. 


Há três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: “EV Drive” (100% elétrico), “Hybrid Drive” e “Engine Drive”. 


O sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, buscando a máxima eficiência.




Nos modos “EV Drive” e “Hybrid Drive”, a tração ocorre apenas por meio dos elétricos de 184 cavalos de potência e 32,1 kgfm de torque. 


A única diferença entre os modos é se o propulsor a combustão, com 145 cavalos e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o elétrico gerador, para fornecer energia ou não. 


Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nesses dois modos de operação. 


Como complemento, o Accord tem um terceiro modo, o “Engine Drive”, que faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. 


Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, nas quais o propulsor tradicional trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.


De acordo com a Honda, a operação do sistema é simples e busca aumentar a eficiência nas diferentes condições de rodagem. 


O “EV Drive” é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade ou de aceleração suave. 


Esse propulsor, por sua vez, opera no modo “Engine Drive”, sendo acionado em sua faixa ideal de carga e rotação. 


O “Hybrid Drive” completa o funcionamento do sistema e:HEV, otimizando as duas condições. 


Outro diferencial do sistema é a interação com o motorista. 


Os modos de condução “Sport” e “Econ” alteram a aceleração (quando o pedal da direita é pressionado) e a desaceleração (quando o motorista tira o pé desse pedal). 


A intensidade da força de desaceleração também pode ser regulada em quatro estágios por meio de dois comandos localizados próximos ao volante.



 

O sistema pode ser utilizado como aumento do freio-motor quando, por exemplo, houver um carro à frente, em trechos sinuosos, na redução em semáforos ou em descidas. 


Em todas as desacelerações (com ou sem acionamento do pedal do freio), as baterias são carregadas por um sistema regenerativo, capaz de converter energia cinética em elétrica. 


Com isso, o Accord Hybrid consegue alcançar a eficiência energética de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e de 17,1 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro. 


Graças à evolução dos conjuntos de baterias e da unidade de controle de energia, o modelo oferece aos ocupantes o mesmo espaço interno da versão com motor a combustão anteriormente comercializada, sem que a bateria ou outros componentes do sistema híbrido ocupem o lugar da bagagem e dos passageiros.


O novo Accord Hybrid mantém o design externo e os demais itens da décima geração do modelo, como as proporções e a distância de entre-eixos longa, a frente marcante e uma cabine deslocada para a parte traseira da carroceria, com porte largo e curvas dinâmicas. 


Externamente, o novo Accord tem uma parte frontal imponente, com linhas bem definidas, faróis full-led, novos para-choque e grade, com desenho mais horizontal abrigando os auxiliares de neblina, também em leds. 


O “H” na frente tem detalhes em azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca. As laterais são esculpidas, enquanto as rodas de liga leve de 17 polegadas, com acabamento escurecido, trazem mais sofisticação e porte ao modelo. 


Na traseira, o desenho tem um novo acabamento na parte inferior do para-choque. Na tampa do porta-malas, o logotipo “e:HEV” identifica a versão.


 

Internamente, o Accord traz novos equipamentos que ampliam a conectividade, o conforto e a segurança. 


O sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto, sem a necessidade de fios, e o carregador por indução no console central é de alta potência, com 15 Watts. 


Os ocupantes do banco traseiro passam a contar com duas saídas USB adicionais, com recarga de dispositivos eletrônicos. 


O quadro de instrumentos tem novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades do sistema híbrido e:HEV e nova grafia para os botões no volante.


O Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor, foi aprimorado. 


Ele traz o Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão, o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo. 


Os sistemas de segurança ativa e passiva incluem o VSA (assistente de estabilidade) com controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus, airbags frontais, de cortina, laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente, totalizando oito bolsas de segurança. 


Para completar, o novo modelo da Honda tem um alerta de utilização do banco traseiro – emite um aviso ao condutor indicando que algo pode ter sido esquecido na parte de trás do carro. 


No Brasil, serão quatro opções de cor da carroceria e duas do revestimento da cabine: Topaz White Pearl (interior preto ou marfim), Platinum Silver Metallic, Cristal Black Pearl e Modern Steel Metallic (as três com interior preto). 


O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, enquanto o conjunto elétrico (baterias e motores) contam com garantia de oito anos ou de 160 mil quilômetros.

Nenhum comentário: