segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Desenvolvido primeiro drone 5G do agro

 


É o uso da tecnologia 5G permite ao NAURU 500C realizar um mapeamento de alta precisão
Por:  -Leonardo Gottems


A XMobots, maior fabricante de drones do Brasil e da América Latina, anunciou o drone NAURU 500C, primeiro 100% brasileiro conectado à tecnologia 5G para missões do agronegócio nacional. De acordo com a empresa, esse equipamento foi desenvolvido em uma iniciativa da Ericsson e da São Martinho S.A, um dos maiores grupos do mercado sucroenergético do mundo, em parceria com a Vivo Empresas. 



O primeiro local selecionado para a implantação da tecnologia 5G de comunicação foi justamente na Usina São Martinho, em Pradópolis (SP). Para evitar a construção de outras torres de transmissão no local, foi adotada a solução Microwave Ericsson MINI-LINK, que permite a interligação via microondas para as áreas remotas estratégicas e que elimina o risco de rompimento de fibra óptica por alguma máquina no campo, diz a empresa em seu site oficial. 


É o uso da tecnologia 5G permite ao NAURU 500C realizar um mapeamento de alta precisão com transmissão de vídeo e com controle em tempo real de todo o processo de captura de imagens. Isso porque, com a alta velocidade e baixa latência do 5G, a câmera embarcada no drone consegue realizar live streaming em tempo real e com imagens de alta definição. 


“Hoje, os drones da XMobots permitem trazer a melhor produtividade para as missões, sejam agrícolas ou não, reduzindo o tempo das operações e análises, de dias para poucas horas. E com a disponibilidade de conectividade às redes móveis que os drones da XMobots possuem, a produtividade e eficiência oferecidas só tendem a aumentar”, conclui Giovani Amianti, CEO da XMobots, dizendo que a tecnologia empregada com o 5G potencializa aos agricultores eficiência nos processos e nas operações. 

Nenhum comentário: