quarta-feira, 1 de abril de 2020

Comércio volta a funcionar na próxima segunda-feira em Campo Grande

Glaucea Vaccari , Súzan Benites

O comércio de Campo Grande deve retornar as atividades normais na próxima segunda-feira (6). Decreto Municipal determinava a suspensão das atividades até o dia 5 de março. O prefeito de Campo Grande Marcos Trad, disse durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que amanhã um novo decreto deve especificar a volta das atividades.

De acordo com o prefeito, a administração municipal não pretende aumentar o tempo determinado para o fechamento. “Com nossos técnicos e com ajuda de todos os comerciantes, de todos os setores, estamos elaborando o retorno gradativo responsável com protocolo de segurança para todos nós. Por isso dividimos em três etapas o plano que amanhã será todo dissecado pelos responsáveis na elaboração dizendo o que já pode ir retornando a partir da semana que vem”, afirmou Trad.

Durante reunião virtual realizada com representantes dos empresários nesta quarta-feira (1°) o secretário Luis Eduardo Costa, da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), adiantou que as atividades do comércio voltam a partir de segunda-feira (6). “Tanto o comércio varejista do centro, quanto dos bairros voltam a funcionar na segunda-feira. Claro que com as especificações que serão publicadas no decreto”.

O secretário disse que foram definidas três datas para o retorno das atividades na Capital: 6 de abril, 8 de abril e 13 de abril. As atividades foram classificadas conforme o nível de risco de contágio da Covid-19. “Não é sair de casa correndo achando que tudo voltou ao normal. As estratégias de liberação das atividades devem obedecer critérios de manutenção das condições de isolamento”, informou Costa.

Segundo o prefeito da Capital, o objetivo é chegar a um equilíbrio. “A missão é promover a convivência sócio- econômica, com protocolos de segurança. O objetivo é o equilíbrio entre empregado, empregador e consumidor com foco na saúde pública. As estratégias deverão obedecer critérios que possibilitem a manutenção do isolamento ou distanciamento das pessoas no comércio, nas ruas e até no transporte coletivo. Amanhã todos os detalhes serão noticiados aqui na nossa live”, ressaltou Trad.

Os locais e atividades que voltarão por último são os considerados de alto risco de contágio como academias e atividades em grupo, shoppings, serviços de Buffet, festas, eventos, casas noturnas, parques, clubes, entre outros. “Os shoppings devem voltar as atividades até dia 13 de abril, mas nada impede que a administração dos shoppings apresentem um plano e a gente discuta a melhor forma para a reabertura”, disse o titular da Semadur.

Costa ainda reforçou a possibilidade de que cada setor encontre uma estratégia para voltar às atividades. E que o decreto será uma normativa geral para que novas soluções sejam encontradas.

A reunião virtual foi organizada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Sobre os horários de funcionamento do comércio, o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, disse que a estratégia ainda será discutida.
Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: