quarta-feira, 29 de abril de 2020

Inspeção das carnes não é só burocracia


Por:  -Leonardo Gottems 



A garantia da inspeção oficial na produção de carnes não é uma simples burocracia, mas sim a manutenção da segurança do consumidor, segundo afirmou o portal especializado animalbusiness.com.br. Isso porque, segundo o portal, doenças próprias dos animais ou agentes que os tem como portadores, podem ser transmitidas aos seres humanos pelo contato direto ou pela ingestão.

“Por esta razão a legislação brasileira estabelece a obrigatoriedade de prévia fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário, de todos os produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, exercida por órgãos públicos com ações padronizada em bases cientificas a garantir as suas inocuidades para consumo”, informa.

No entanto, a responsabilidade de escolha não deve ser apenas do produtor, mas também do consumidor. “Associada a esta garantia oficial deve estar a responsabilidade do consumidor no critério de seleção do produto que irá adquirir considerando não somente os aspectos de apresentação e gosto pessoal, mas principalmente para os alimentos de origem animal, a percepção da qualidade sanitária avaliada através da origem, se passou pela fiscalização prévia e pelo tratamento adequado em todas as fases da cadeia alimentar, verificado através dos aspectos sensoriais no momento da compra”, completa.

“Esse reconhecimento inclui a garantia do órgão fiscalizador impressa no rótulo do produto, demonstrando o diferencial entre os de qualidade para consumo e os sem origem conhecida, os denominados clandestinos, cuja qualidade sanitária não tem quem certifique a não ser o próprio fabricante muitas vezes inapto para o mister de elaborar alimentos”, conclui.

Nenhum comentário: