quinta-feira, 30 de abril de 2020

Justiça Federal suspende reajuste tarifário da Energisa

                                                 Foto; reprodução
Adriel Mattos

A Justiça Federal em Mato Grosso do Sul suspendeu o reajuste de 6,9% nas contas da Energisa, concessionária de distribuição de energia elétrica em 74 municípios do Estado. O aumento passaria a valer a partir de 1º de julho.

Esse seria o segundo reajuste autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento foi impulsionado pelo custo da compra da energia elétrica, principalmente Itaipu, como noticiou o Correio do Estado no início deste mês.

No ano passado, a Aneel elevou em média a tarifa de energia elétrica dos consumidores da Energisa MS em 12,39%, sendo 11,47% para consumidores residenciais. O cálculo foi impactado pelos custos de aquisição de energia, como por exemplo, a compra de energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu que é precificada em dólar, a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

Parlamentares declararam em 8 de abril que iriam pedir a suspensão do reajuste. “Nesse momento é inadmissível uma ação como essa, de aumentar ainda mais a tarifa”, declarou a deputada federal Rose Modesto (PSDB).

O Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (Concen) também não concordou com a composição do reajuste e anunciou que iria recorrer. “Recebemos a planilha, nosso consultor fez todos os cálculos e o que deveria ser homologado é uma tarifa de 4,9%. Então vamos a partir da publicação em Diário Oficial com uma homologação contra esse recurso porque a gente comprovou que houve uma queda de consumo de energia de 8% em fevereiro. E não temos o risco hidrológico que foi previsto lá, estamos com reservatórios cheios. Então não há porque o consumidor pagar esse reajuste”, disse a presidente do Concen, Rosimeire Costa.

A pedido da própria concessionária, o reajuste foi adiado, mas o grupo foi compensado com o não recolhimento de R$ 42,174 milhões. Esse valor foi dividido em três meses, e a Energisa ficou autorizada a deduzir “R$ 14.058.316,17 no valor do recolhimento das contas mensais da CDE [Conta de Desenvolvimento Energético] à CCEE [Câmara de Comercialização de Energia Elétrica] para as competências de abril, maio e junho de 2020”.
Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: