quarta-feira, 29 de abril de 2020

Ucrânia opta por continuar exportando milho

País decidiu isso na semana passada
Por:  -Leonardo Gottems 


A Ucrânia decidiu não limitar as exportações de milho para o restante da campanha, que termina em 30 de junho, informou a APK-Inform, uma consultoria agrícola, em 27 de abril, sem citar fontes. O ministro da Economia da Ucrânia disse na semana passada que o país está considerando limitar as exportações para esta temporada, apesar de uma colheita recorde e uma queda esperada nos preços e na demanda.

O APK-Inform disse que a decisão de não limitar as exportações de milho foi tomada em uma reunião entre o ministério da agricultura e os sindicatos da agricultura. Ucrânia, Rússia e vários outros grandes produtores de grãos consideram interromper as exportações devido à incerteza da pandemia global do COVID-19, que já infectou mais de 3 milhões de pessoas em todo o mundo e matou mais de 212.000.

A Ucrânia, perenemente entre os maiores exportadores de grãos do mundo, exportou 25,2 milhões de toneladas de milho em 2019/2020, 2,7 milhões de toneladas a mais que na temporada anterior. A oferta era tanta que, em janeiro, China, Coreia do Sul e Bangladesh se voltaram para a Ucrânia para suprir parte de suas demandas por milho para entrega.

"A Ucrânia possui amplas ofertas, mas os preços subiram, já que há forte demanda asiática", disse um operador de uma importante trading global em Cingapura.

Outro ponto positivo é de que a Ucrânia tem um milho de melhor qualidade do que os Estados Unidos. “Notamos um aumento nos preços do milho, que é guiado principalmente pelo ritmo mais forte de exportação", disse em nota a consultoria ucraniana APK-Inform, que vê ofertas do produto entre 180 dólares e 182 dólares por tonelada (FOB) para entrega em fevereiro.

Nenhum comentário: